• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    O Veneno da Serpente.





    Quando Jesus quis explicar a natureza de Sua morte expiatória na cruz para os judeus, Ele apelou para o que é indiscutivelmente o mais fascinante dos símbolos da Redenção na história da peregrinação do deserto de Israel - a saber, a serpente de bronze levantada num poste  - madeiro ( Números 21: 4-9; João 3:14). A serpente de bronze é o tipo mais claro da obra salvadora de Jesus no Calvário. De todos os tipos e sombras, não havia nenhum que mostrasse a obra principal do Salvador melhor que este tipo. Jesus tinha muitas opções, Ele poderia ter apontado para a Páscoa – ou para qualquer um dos tipos de sacrifícios que prenunciavam Sua morte expiatória - expiação, propiciação...  mas Ele escolheu apontar este tipo em sua discussão com Nicodemos.


    A Serpente de Bronze :


    A. A serpente de bronze era o meio de salvação de Deus para os israelitas que foram picados pelas serpentes no deserto. Jesus Cristo crucificado é o meio de salvação de Deus para todos que foram picados pelo veneno mortal do pecado no deserto deste mundo caído.



    B. A serpente de bronze era o único caminho de salvação de Deus para os israelitas. Jesus Cristo crucificado é o único caminho de salvação de Deus para os judeus e gentios (considere a leitura histórica redentora de João 3:16 à luz de João 3:15. No AT os israelitas eram amados por Deus e assim recebiam um modo tipológico de cura No Novo Testamento nos é dito que "Deus ama o mundo", isto é, judeus e gentios ( Esse é o sentido – Eleitos de todos as nações...), assim como deu Seu Filho para a redenção de Seu povo de toda língua, tribo, nação e língua.



    C. A serpente de bronze era uma representação visual da ira de Deus contra um povo ingrato, resmungão e queixoso. Cristo crucificado é uma representação visual da ira de Deus contra toda impiedade e injustiça dos homens: “Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça... de forma que tais homens são indesculpáveis... porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.” - Romanos 1:18-21



    D. A serpente de bronze representou a propiciação da ira de Deus. Quem quer que olhasse para a serpente saberia que a ira de Deus foi afastada. A cruz de Cristo exibe a ira de Deus, bem como o afastamento dessa ira. Misericórdia e verdade se encontram na cruz; a justiça e a paz se beijam na morte de Jesus.


    E. A serpente de bronze era uma representação simbólica das serpentes venenosas que mordiam o povo e traziam consequências mortais por causa de seu pecado; no entanto, foi seu o veneno que causou a sua morte. Cristo representou aqueles que foram arruinados pelo pecado, tomando para Si um corpo à semelhança da carne pecaminosa - porém sem pecado - para que Ele pudesse, através de Sua morte, salvar aqueles que por seu próprio pecado foram envenenados até a morte. Ele foi feito maldição por nós para que pudéssemos receber as bênçãos de Deus.



    F. A serpente de bronze foi feita para lembrar os israelitas da causa de seus pecados. Foi planejado para levar suas mentes de volta ao Jardim do Éden, onde Satanás veio na forma de uma serpente para tentar seus primeiros pais. A punição pelo pecado, trazida ao mundo através da tentação daquela Antiga Serpente, foi colocada sobre Jesus na cruz. A penalidade pelo nosso pecado caiu sobre ele. Ele se tornou pecado por nós, para que nos tornássemos justiça de Deus nEle.



    G. Com respeito à serpente no deserto, a cura dependia da palavra de Deus concernente a seus meios de salvação. Com Cristo crucificado, a salvação depende da palavra de Deus a respeito de seus meios dessa salvação.



    H. Como os israelitas envenenados foram chamados a crer no mandamento de Deus - e a serpente de bronze foi feita o objeto desse mandamento - vemos que tanto os meios como o instrumento da salvação de Deus são tipificados. No relato da interação de Jesus com Nicodemos, os meios e o instrumento da salvação de Deus são apontados. Um Salvador crucificado é o meio da salvação de Deus. Fé (ou olhar para Ele) é o instrumento da salvação. E Deus, como Ele explica a Nicodemos faz esse chamado eficaz trazendo arrependimento... soberanamente: “O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". - João 3:8



    I. Os israelitas atormentados foram chamados externamente a olhar a serpente de bronze para serem curados. Pecadores são externamente chamados a olhar para o Filho de Deus crucificado para serem salvos.



    J. A serpente foi levantada diante dos israelitas no meio do acampamento para que aqueles que foram picados pudessem ver e ser curados. Cristo foi levantado - primeiro na cruz, depois na Sua ressurreição, depois na Sua ascensão e finalmente na pregação do Evangelho - para que os pecadores pudessem olhar para Ele e serem salvos.



    L. A serpente de bronze era o meio central e todos os meios suficientes de cura para os israelitas. A cruz é o meio central e todo-suficiente da obra salvadora de Cristo para a cura de todos os que nEle crêem.



    M. Assim como Deus escolheu um homem, Moisés, para erguer a serpente de bronze no mastro para que os homens possam contemplar e serem curados, Deus escolheu ministros para prender e levantar Jesus na pregação de Cristo crucificado, para que os homens possam olhar para Ele e ser salvo.


    N. Assim como olhar para uma serpente de bronze era um meio tolo de curar os israelitas envenenados, assim, olhar para um Salvador crucificado (um homem executado publicamente) é um meio insensato, aos olhos do mundo, para a salvação dos pecadores condenados à morte.



    O. A serpente de bronze foi levantada por muitos para a salvação da ira de Deus e as consequências mortais do pecado. Cristo foi levantado por muitos ( Os que o Pai deu a Ele: “Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.” - João 17:9 ) para a salvação dos homens da ira de Deus e das consequências mortais do pecado. Somente aqueles que olharam foram salvos do veneno das picadas da serpente. Somente aqueles que olham com fé para Cristo são redimidos da mordida mortal do pecado.