• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Godless ( Netflix ) e o Poder do Pecado!




    Godless é uma nova série do Netflix que leva o espectador para o velho oeste -  Um clássico Western - Série criada por Scott Frank. De certa forma, Godless é uma série cheia de arquétipos familiares e homenagens a predecessores famosos. Mas é principalmente uma história sobre as formas como o pecado pode se tornar familiar e atraente.


    Godless conta a história do diabólico fora da lei Frank Griffin (Jeff Daniels,) e seu relacionamento com seu filho adotivo, Roy Goode (Jack O'Connell). Quando menino, Griffin foi adotado por um assassino fora da lei chamado Haight, cuja gangue havia matado a família de Griffin. O bem conhecido Haight ensinou o jovem Griffin a "amar com a vara, o chicote e a faca". E ele criou Griffin para ser um assassino.


    Anos depois, Griffin seguiu o exemplo quando ele encontrou Roy, então um órfão, prometendo-lhe uma casa, uma família (embora uma irmandade de bandidos) e um propósito. Para o jovem Roy, Griffin era um salvador e um herói, alguém para procurar imitar. Mas, com o passar do tempo, os olhos de Roy vão sendo abertos ao lado diabólico de Griffin. Griffin pode ser encantador quando quer ser; ele pode até ser amoroso quando ele escolhe ser. Sabendo nós que o mal já é inato ao coração de cada criança,  sob a tutela do Sr. Haight, esse mal em Griffin acabou metastático em uma busca sanguinária pelo poder.


    Como eu disse, Godless capta como o pecado ( os mais grosseiros e infames)  pode tornar-se familiar e atraente. Grande parte dessa história de fundo é contada pelo próprio Griffin na maneira de divagações “espirituais” feitas ao lado de uma fogueira. Ele se imagina um homem de Deus, um guardião da justiça, um profeta, e ele é feito para parecer maior do que a vida. Muitas vezes, ele é enquadrado em visões extremas e de ângulo baixo, enfatizando seu domínio semelhante ao cidadão Kane. Nessas conversas de fogueira, também vemos sugestões de certa “humanidade”, mas enquanto ele continua a falar, seu verdadeiro coração é revelado. Griffin é uma reminiscência da observação de CS Lewis, em Cristianismo puro e simples (Mere Christianity), que "um homem moderadamente mau sabe que ele não é muito bom; mas um homem completamente mau pensa que ele é bom".



    A viagem de Roy Goode ( filho adotivo ) é diferente. À medida que a série começa, ele abandonou a gangue de Griffin e se escondeu em uma fazenda perto de La Belle, no Novo México, uma aldeia misteriosamente composta quase exclusivamente de mulheres e crianças. Cheio de fúria, Griffin segue Roy, apenas para enfrentar um quadro de defensores sem medo em La Belle. Este é um western, um bom tiroteio à moda antiga se segue.


    E ainda, Roy Goode não é um verdadeiro chapéu branco. Ele quer ser o bom rapaz, mas a tentação de usar o chapéu negro persiste. Seu fascínio é intoxicante e seus efeitos são inúmeros. Roy é mais parecido com o "homem moderadamente ruim" de Lewis, mesmo que ele seja um que deseja ser melhor. Isto é, é mais fácil dizer do que fazer.


    Roy ficou perturbado pelo poder da arma e procura evitar a violência. E ele encontra na cidade de La Belle e as pessoas que vivem lá uma chance de reinvenção – redenção, mesmo. A questão é se ele vai realmente e completamente virar as costas às transgressões que definiram sua juventude (os pecados de seu pai). Ou ele, como o homem que o criou e liderou nos anos anteriores, se permitirá ser totalmente corrompido?


    Talvez essa seja uma dúvida com respeito a Roy, teremos que ver, mas com respeito aos pecados de nosso pai ( Adão ), o mal sempre definirá seus descendentes, pois neles não habita bem algum: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só...” - Romanos 3:10-18.



    A doutrina da depravação total (ou incapacidade total) diz que todos os homens, como consequência da queda, nascem moralmente corrupto, escravos do pecado, em inimizade com Deus, e incapaz de agradá-lo ou até mesmo de voltar-se para Cristo, para salvação. (Assim, a necessidade de uma eleição, graciosa e incondicional) .



    O homem é basicamente bom ou mal?



    Eclesiastes 7:29 - "Veja, isso eu achei: que Deus fez o homem reto, mas eles buscaram muitas astúcias. "


    Romanos 5:7-8 – “Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” 


    Romanos 5:12,19 – “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram... Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos”. cf Jó 15:14-16, 25:4-6; Eclesiastes 9:03




    Todos os homens? Há exceções?



    Salmo 143:2 – “Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti”. (Cf. Gálatas 3:22)


    Romanos 3:23 - pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” 
    Crônicas 6:36 - "não há ninguém que não peque"


    Isaías 53:6 – “Todos nós como ovelhas, nos desviamos, cada um se desviou por seu próprio caminho”


    Miquéias 7:2-4 – “Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com um laço. Com as mãos prontas para fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto. O melhor deles é como espinheiro, e o mais correto é pior que uma cerca de espinhos. Chegou o dia anunciado pelas suas sentinelas, o dia do castigo de Deus. Agora reinará a confusão entre eles”.


    Romanos 3:9-12 – “Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer"(cf. Salmo 14:1-3, 53:1-3)


    1 João 1:8,10 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós - Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”


    Marcos 10:18 / Lucas 18:19 - Por que você me chama bom? ", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus." -


    cf. 1 Reis 8:46; 116:11, 130:3, 143:2; Provérbios 20:9; Eclesiastes 7:20; Jeremias 2:29; Miquéias 7:2-4, Marcos 10:18, Lucas 18:19 , Romanos 5:12-14, 1 Coríntios 5:9-10; Tiago 3:2; etc, etc



    As pessoas no fundo são boas?



    Marcos 7:21-23 - "Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro" (Cf. Mateus 15:19)


    Salmo 5:9 - Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente.



    Os homens são totalmente depravados? É cada faculdade da pessoa corrompida?

    Coração / Mente (Enganador)



    Jeremias 17:9 - " Enganoso é o coração acima de todas as coisas , e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? "


    Tito 1:15-16 – “De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra”.


    Eclesiastes 9:03 - O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.


    Romanos 1:28-31 – “Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis”.


    Efésios 4:17-18 -Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.


    Jeremias 10:7-8,14 - Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos não há absolutamente ninguém comparável a ti. São todos insensatos e tolos; querem ser ensinados por ídolos inúteis. Os deuses deles não passam de madeira. - Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.


    Mateus 15:19 - "Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e calúnias." (Cf. Marcos 7:21-23)


    Gênesis 6:5 e 8:21 - O Senhor viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a intenção dos pensamentos de seu coração era só má continuamente ... desde a sua juventude.


    Provérbios 10:20 - o coração dos ímpios é de pouco valor.


    Provérbios 28:26 - Quem confia no seu prórpio coração é um tolo.


    cf Dt 29:2-4, Salmo 10:4, 36:1-2, 58:4-5, 94:11, Provérbios 10:20; Eclesiastes 8:11, Ezequiel 11:19, 36:26; Mateus 13 : 14, Marcos 7:21-23, Romanos 8:07, Efésios 4:17-18, 23




    Livre ou Escravo?



    João 8:34 - Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado . "


    2 Pedro 2:19 - Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.


    Tito 3:3 - Pois nós mesmos éramos outrora insensatos, desobedientes, desviados, escravos de paixões e prazeres , passando os dias em malícia e inveja, odiado por outros e odiando uns aos outros.


    Gálatas 4:8-9 - Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?


    Romanos 6:6,16,17,19,20 - Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado... Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida... Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade... Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça.


    Romanos 7:14 - Porque sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou de carne, vendido sob o pecado .


    2 Timóteo 2:25-26 - Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.  cf Isaías 42:6-7, Salmo 51:12, João 8:31-32,36; 2 Coríntios 3:17




    Afetos / Desejos (perversos)



    Romanos 1:24-27 - Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.


    Efésios 2:3 - Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.


    Provérbios 21:10 - A alma dos maus tem desejos maus.


    João 3:19 - E este é o julgamento: a luz veio ao mundo, e as pessoas amaram mais as trevas do que a luz porque as suas obras eram más.


    João 8:44 - "Vós tendes por pai ao diabo, e vossa vontade é cumprir os desejos de seu pai . "


    cf Gênesis 3:16, Salmo 4:2, 52:3-4 140:8; Provérbios 10:23; 2 Timóteo 3:2-4, 2 Pedro 2:13



    Ruína total!



    Tito 1:15-16 -mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.


    Romanos 7:18 - Porque eu sei que nada de bom habita em mim...


    Isaías 1:5-6 - A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo. Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite.


    Jeremias 13:23 - Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem...


    1 Samuel 24:13 - "Como diz o provérbio antigo: ‘Dos ímpios vêm coisas ímpias"


    Mateus 7:18 - "Uma árvore saudável não pode dar maus frutos, nem uma árvore doente bons frutos. " (Cf. Lucas 6:43)


    Mateus 12:34 -35 - "Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más."


    Romanos 8:7 - a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.


    Gênesis 6:5 e 8:21 - O Senhor viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a intenção dos pensamentos de seu coração era só má continuamente ... desde a meninice.


    Tito 1:15-16 - aos impuros e descrentes, nada é puro , mas ambas as suas mentes e suas consciências estão contaminadas. Afirmam que conhecem a Deus, mas negam-no pelas suas obras. Eles são detestáveis, desobedientes, imprópria para qualquer boa obra.


    cf Jó 14:4, Mateus 12:34, João 15:05, Romanos 14:23; Filipenses 1:11, 1 João 5:18-19



    Os homens pelo menos nascem puros?



    Salmo 51:5 - Eis que eu nasci na iniqüidade , e em pecado minha mãe me concebeu .


    Gênesis 8:21 – “...pois a intenção do coração do homem é má desde a sua juventude . "


    Salmo 58:3 - Os ímpios se desviam desde o ventre ; andam errados desde o nascimento , falando mentiras.


    João 3:6 - "O que é nascido da carne é carne"- cf Provérbios 22


    Qual é a disposição natural do homem para com Deus?


    João 3:20 - "Porque todo aquele que faz coisas ruins odeia a luz e não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. "


    Romanos 8:7-8 - a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. 


    Colossenses 1:21 - Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. cf Romanos 1:28-30; Tiago 4:4




    Qual é a relação do homem a Deus?



    Salmo 58:3 - Os ímpios estão afastados desde o ventre;


    Efésios 2:12-13 - naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.


    Efésios 2:3 - Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. cf Is 59:2




    O homem pode então fazer alguma coisa para agradar a Deus?



    Provérbios 15:9 – Todo caminho dos ímpios é abominação ao Senhor


    Provérbios 15:8 - O sacrifício dos ímpios é abominação ao Senhor (cf Provérbios 21:27 )


    Provérbios 28:9 - Se alguém desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração é abominável.


    Isaías 64:6 - Nós todos somos como o imundo, e todas os nossos atos de justiça são como um trapo da imundícia .


    Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar [a Deus]


    Romanos 8:7-8 - Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. cf Salmo 50:16, Provérbios 21:4; Isaías 1:10-15; Amós 5:21-24



    Os homens pelo menos buscam a Deus?



    Salmo 10:4 - No orgulho do seu rosto o ímpio não o busca ; todos os seus pensamentos são: "Não há Deus."


    João 3:20 - " Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas."


    Isaías 65:1 - Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.


    Isaías 64:7 - Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades.


    Romanos 3:10-12 - Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" - cf Romanos 10:20



    Pode o homem natural compreender o evangelho?



    1 Coríntios 2:14 - A pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e ele não é capaz de entendê-las porque elas se discernem espiritualmente.


    2 Coríntios 4:3-4 - Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.


    1 Coríntios 1:18,21-24 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus... Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.


    Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.


    Deuteronômio 29:2-4 - Moisés convocou todos os israelitas e lhes disse: Os seus olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito ao faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra. Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas. Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.


    Mateus 11:27 - "ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."


    cf Salmo 119:18, Provérbios 4:19, Isaías 42:6-7; Oséias 14:9, Mateus 16:17, João 8:43, Atos 22:14, 26:18, Efésios 4:17-19, 2 Corinthians 2:15-16, 2 Coríntios 4:3-4; 1 João 5:20



    Podem os homens de si mesmos aceitar o dom de Deus para a salvação? Os homens escolhem a Deus ou se voltam para Ele por conta própria?



    João 3:27 - A isso João respondeu: "Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.


    João 14:16-17 - E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.


    João 1:12-13 – “...nasceram, não do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus .


    João 6:44,65 - " Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia...


    E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai".


    Romanos 9:16 - Portanto, isso não depende do arbítrio ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.


    Romanos 11:35-36 - " "Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? " Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.


    Romanos 11:35-36 1 Coríntios 1:30 - É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus.


    Filipenses 2:13 - porque Deus é quem efetua em vós, tanto o querer e efetuar segundo a sua boa vontade. cf Jonas 2:9; Sofonias 3:9, João 15:16; 1 Coríntios 15:10, Filipenses 1:6, Tiago 1:18



    Quem fornece a fé / crença / arrependimento?



    Atos 16:14 - Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.


    1 Coríntios 3:6 - Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento .


    Atos 5:31 - Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.


    Atos 11:18 - Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: "Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! "


    Filipenses 1:29 - pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,


    Atos 18:27 - Quando ele chegou, ele ajudou muito aqueles que pela graça haviam crido


    Efésios 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos mediante a fé. E isso não vem de vós, é o dom de Deus , não um resultado de obras, para que ninguém se glorie.


    Romanos 12:3 - Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.


    2 Timóteo 2:25 - Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,


    1 Coríntios 12:3 - ninguém pode dizer "Jesus é Senhor" exceto pelo Espírito Santo.


    2 Pedro 1:3 - Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.


    Romanos 11:36 - Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas.


    1 Coríntios 4:7 - Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?


    João 3:6, 6:63 - " O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito... O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. " cf 1 Crônicas 29:14; João 5:44, Atos 3:16, Romanos 1:8, 12:3; Efésios 6:23; 2 Tessalonicenses 3:2



    Os homens não podem fazer nada para ajudar a si mesmos?



    Colossenses 2:13 - Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,


    Efésios 2:1-2, 4-5 - Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência...

    Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.  cf Salmo 49:7-9, Jeremias 2:22, Ezequiel 16:06, 37:1-3; Romanos 5:6



    Então, onde está nossa glória?



    Romanos 3:27 - É excluída. - Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.


    1 Coríntios 1:28-29  - Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.


    1 Coríntios 4:7 - Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?


    Efésios 2:9 - não por obras, para que ninguém se glorie.



    “Eu não tenho fé na evolução e aperfeiçoamento humano. Eu acho que o esforço humano não terá nenhum efeito apreciável sobre a humanidade. O homem é agora apenas mais ativo, não mais feliz, nem mais sábio, do que era há 6000 anos.” - Edgar Allan Poe.


    Quem diria que Edgar Allan Poe teria uma compreensão muito melhor da depravação humana que a maioria dos cristãos dos nossos dias. Ele percebe o óbvio apesar de não partir da clara doutrina bíblica da depravação humana, ele entende que há um fator fatal na humanidade que nos deixa completamente incapazes de melhorar o mundo de uma forma significativa.


    Nossos avanços tecnológicos são apenas isso, tecnológicos. `Podemos fazer o mundo mais rápido, podemos criar um ambiente mais confortável, com mais facilidades... podemos fazer o mundo mais rápido... mas jamais melhor. Moralmente o homem está no mesmo buraco onde sempre esteve desde a queda. Como diz Edgar Allan Poe, nós tivemos milhares de anos para trabalhar nisso e falhamos completamente.


    Winston Churchill escreveu logo antes da Segunda Guerra Mundial:

    “Certo é que, enquanto os homens estão reunindo poder e conhecimento com sempre crescente rapidez, as suas virtudes e a sua sabedoria não tem mostrado nenhum aperfeiçoamento perceptível com o passar dos séculos. Sob suficiente pressão... fome, terror, paixão... ou mesmo o frio furor intelectual, o homem moderno que conhecemos tão bem praticará os mais terríveis atos, e a sua mulher moderna estará com ele, apoiando-o”


    E Churchill disse isso pouco antes dos horrores do holocausto nazista e da Segunda Guerra Mundial.


    Muitos, inclusive grande parte dos cristãos dos nossos dias fecham os olhos para isso, pois essa afirmação parece muito deprimente, e sem dúvida, a intenção é que seja. Mas é  realista. É o eco do realismo bíblico expresso por Edgar Allan Poe e Winston Churchill.


    É a negação daquilo que o pecado tenta incutir na mente do homem de que sua depravação não é tão grande, que lá no fundo o homem é bom... é por isso que o pecado é descrito como as “concupiscências do ENGANO”.


    A verdade é que vivemos num mundo mau deveras. Até Edward Gibbon, em sua obra, Declínio e Queda do Império Romano, chegou à deprimente conclusão de que “a história é pouco mais que o registro dos crimes, loucuras, paixões destruidoras, paixões egoístas... e infortúnios da humanidade.”

    O pecado está em toda parte, em todos os homens, e no homem todo. A doutrina da depravação total da humanidade não ensina que o homem é tão ruim quanto ele poderia ser. Mas que todo o seu ser, todas as suas faculdades são caídas e opostas a Deus e sua glória, escravizados as “concupiscências do engano”.



    Esses dilemas espirituais profundos na vida de Roy em Godless conduziram a um grande Western. Nesses contos, as vistas são largas e selvagens, as criaturas que vivem neles são inquietas e intactas, e mesmo assim, vemos que além de qualquer colina distante, a impiedade reina. Mas os espaços vastos e indomáveis ( da vida ) ​​também oferecem um lugar para Deus agir soberanamente e trazer vida, nos livrar dos encargos do passado e criar uma vida nova e regenerada. Como o apóstolo Paulo escreveu : "onde o pecado abundou, superabundou a Graça". Ou como Kevin Costner disse em outro famoso Western: "Parece que todos os dias termina com um milagre aqui". É o que oramos para Deus fazer soberanamente todos os dias, um milagre que traz a esse mundo triste de Godless, vidas novas. Sem intervenção soberana, o mal apenas flui e se espalha de uma geração para a outra.