• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Uma nota pessoal de Deus para mim somente.




    Quando eu era criança, eu tinha um grande amigo que tinha um caso sério de asma. Muitas vezes ele ficava com os lábios azulados e ofegante, e tinha que tomar uma dose de adrenalina para abrir seus pulmões, para poder respirar novamente.


    Então, na escola, ele tinha uma nota da sua mãe, que o liberava de todas as atividades físicas que o resto de nós tinha que fazer. Uma leve corrida significava ele ficar totalmente ofegante, e isso não era nada bom. Então, essa nota da mão significava que ele não tinha que fazer o que todos os outros alunos tinham que fazer. Eles sim. Ele não.


    Essa foi uma nota real, uma nota literal, por uma razão real. Ele não a escreveu, não redigiu ele próprio; sua mãe o fez. Atrás dela estava a autoridade médica. Atrás do médico estava a autoridade dos exames, diagnóstico... Era legítimo.


    Ao longo dos 500 anos ou mais da minha vida cristã, eu sempre fiquei espantado mais e mais com quantos cristãos imaginam que eles têm "uma nota de Deus" como aquele meu amigo tinha da sua mãe para a escola. Ao contrário da nota da mãe dele, a nota que essas pessoas julgam ter, não é visível, não é legível por outros, e não será jamais inspecionada. O seu conteúdo é fornecido por sua própria imaginação e  uma série complexa de racionalizações a acompanham.

    Esta nota fantasma os desculpa de não ter que fazer o que todos os outros cristãos em todas as outras eras, e todas as outras localidades do globo e culturas tem sido obrigados a fazer.


    Eles, talvez. Eu, não. Eu tenho essa nota.


    Aqui está uma lista representativa, não exaustiva:


    A Escritura diz que Deus me chama para me envolver em uma igreja local, mas estou desculpado porque nenhum líder da igreja se adéqua aos padrões bíblicos (provavelmente eu me adéquo ao perfeito padrão de membro - mas não pastores e igrejas).


    A Escritura diz que Deus me chama para envolver-me numa igreja local, mas estou desculpado porque não encontrei uma igreja que _____ (insira um requisito não essencial de perfeita adesão às demandas pessoais).


    A Escritura diz que Deus me chama para envolver-me numa igreja local, mas estou desculpado porque ______ (insira a história triste da experiência do passado ruim em uma determinada igreja).


    As Escrituras me chamam para amar a minha esposa como Cristo amou a igreja, para alimentá-la e apreciá-la, lhe dar honra e viver com ela de uma maneira compreensiva, e dar minha vida por ela a custa de grande sacrifício... mas estou desculpado porque ela _____ (insira algo - justificando com uma ladainha de reclamações aqui ).


    A Escritura me chama a ser submissa a meu marido à medida que a igreja se subordina a Cristo, para ajudá-lo e respeitá-lo com meu coração,  mas eu estou desculpada porque ele _____ (insira uma justificativa e reclamações aqui).


    As Escrituras me chama para honrar meu pai e minha mãe e , como filho  não envergonhá-los... mas estou desculpado porque eles _____ (insira questões pessoais irrelevantes aqui).


    As Escrituras me chama para me dedicar, contribuir financeiramente e servir em uma igreja local que coloque a pregação e faça da Palavra de Cristo central, ao invés de escolher  igreja como se fossem meu Walmart pessoal, enfatizando minha conveniência e meu nível de conforto, tempo e meu desejo de ser servido em vez de ser chamado para servir e amar... mas estou desculpado porque ______ (insira racionalização ou "minha esposa, pastor, irmãos ___").


    As Escrituras me ordenam lançar sobre Deus toda a minha ansiedade... me diz que é pecado não fazê-lo... mas eu estou desculpado, porque______________ (eu tenho um desequilíbrio químico no cérebro / hormônios... / porque a psicologia diz que... )


    As Escrituras me chamam para estudar e aprender e crescer na minha compreensão da palavra de Deus, mas estou desculpado porque é difícil / não consigo me concentrar / não sou muito disciplinado / tenho pouco tempo/ não sou apenas um discípulo / aluno (o que = "Eu não sou apenas um cristão " ).

    As Escrituras me chama como pastor para colocar o Evangelho e a pregação de todo o conselho de Deus, incluindo tanto o ministério positivo da exortação quanto o ministério negativo de repreender o erro, e fazê-lo com coragem, zelo e sem comprometer em nada cada parte da Verdade, mas estou desculpado porque _____ (Esse não é o meu chamado / eu não seria apreciado como sendo relevante, útil e compreensivo / poderia perder o “amor” da igreja ou meu ministério aqui...).


    As Escrituras me chamam como pastor para alertar as pessoas na minha congregação contra o pecado e o erro, independentemente de como eles me respondam, mas eu estou desculpado porque _____ (isso dividiria a igreja / eu perderia muitos membros / isso não é meu ministério... meu ministério é mais ser uma espécie de terapeuta...).


    As Escrituras me chamam para todas as Doutrinas bíblicas, independentemente do se qualquer outra pessoa faça ou não faça, mas eu estou desculpado porque ____ (inserir racionalização que não resista ao Tribunal de Justiça Cristo aqui - sou mais ligado ao ministério de casais, restauração das vidas... algumas doutrinas bíblicas dividiriam a igreja...).


    A lista podia continuar indefinidamente.


    Para fazer qualquer uso pessoal dessa lista, devemos entender um axioma da natureza humana . É a característica de cada titular de uma nota dessas que a pessoa insistirá em que sua  nota é legítima. Ele realmente  tem uma nota de Deus, escusando-o. Ele é a exceção. Qualquer pessoa que não seja convencida por sua racionalização "simplesmente não entende", ou pior.


    Mas tais criadores de notas precisam se lembrar: todo pecador não arrependido está convencido de que seu pecado é diferente.  Não há nenhuma exceção. É axiomático.


    Cada um de nós, pecadores, insistimos que o que estamos fazendo é certo - até nos arrependermos. Assim, a pessoa que se recusa a se envolver em uma igreja local, se recusa a tratar seu cônjuge como Cristo manda, comete fornicação,  estupro ou assassinato ou roubo, se recusa a amar / respeitar a esposa, se entrega a desejos homossexuais, pornografia, fofocas, queixas, como se ele não tivesse razão para a esperança... ansiedade... - eles são todos iguais; e eles são todos iguais em que cada um imagina que ele é diferente, seu caso é único e diferente. O arrependimento muda tudo isso. Arrependimento coloca o dedo de Deus sobre mim,  me isola de tudo e de todos e coloca a questão tão somente sobre Deus e Sua Palavra e para mim, quebra todos os pretextos, e requer morte e ressurreição. Veja, tendemos a esquecer isso.


    o Evangelho é radical e transformador. Tendemos a esquecer: quando Jesus nos chama para si mesmo, Ele nos chama para vir e morrer, Ele nos chama a negar a nós mesmos, pegar nossa cruz e segui-lo. Negar a mim mesmo é radical e transformador. É para mim estar com Ele como Senhor. Pegar minha cruz é radical e transformador. É morrer para aquela vida de racionalizações e desculpas destinadas a amortecer a busca de meus próprios desejos, necessidades e anseios. Seguir a Jesus é radical e transformador. Chama-me a levar minha “Canaã” interna, cidade por cidade, e sujeitar tudo ao Senhorio de Jesus.



    E Jamais avançaremos em nada disso até que aprendamos a destruir todas as supostas "notas de Deus" imaginadas, que me escusam como exceção dos demais.