• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Lutero na mesa de casa, na mesa de um bar...




    Nós adoramos tudo que é dramático. Quando pensamos sobre a Reforma, podemos ouvir o golpe do martelo na porta da igreja quando Lutero ousou desafiar os estudiosos de seu tempo para debater suas 95 teses.


    Vemos nos olhos de nossa mente, Lutero se recusando a recuar na Dieta de Worms, declarando corajosamente: "Aqui estou eu; Eu não posso fazer outra coisa". Assim como nós tantas vezes  fazemos nossa leitura das Escrituras, acreditando que todos os dias Deus falou alto ou enviou um milagre para trabalhar algo entre Seu povo. Na Verdade, se pegarmos todos os milagres descritos nas Escrituras e dividirmos pelo tempo que ela cobre, há um milagre para cada século. E como eles estão concentrados em determinadas épocas, houve – nos tempos bíblicos, séculos e séculos sem milagres. Deus estava agindo dentro do que Ele mesmo estabeleceu – já que as leis naturais que regem o universo, são dEle.



     Então pensamos que Lutero foi mudando de um grande momento cinematográfico para o grande momento cinematográfico, que a própria Reforma ocorreu com toda a velocidade e drama de um filme de Hollywood. Isso faz excelentes filmes, mas não grandes Reformas. É muito mais provável que uma Reforma se espalhe com toda a “velocidade” e deliberação de uma conversa em torno de uma mesa de comida.



    O próprio Lutero, é claro, viveu às vezes uma vida dramática. Ele escreveu livros que estão até hoje mudando a vida. Ele fez uma batalha épica com Erasmus de Roterdã, cuja Diatribe ( A pedido da Igreja Católica Romana ) argumentou que a escolha do homem ( Livre-arbítrio ) substitui a vontade de Deus, que o homem por natureza ainda possui uma ilha de justiça dentro de si mesmo. A Escravidão da Vontade de Lutero ainda é uma das obras mais importantes de teologia já escrita na história da Igreja.



    Lutero, ocasionalmente, não evitou ou se escondeu daqueles que o matariam por suas convicções. Mas ele raramente pareceu excitado com  a aventura. Era outra coisa que o excitava.


    No entanto, o ótimo motor que dirigiu toda a Reforma foi algo tão simples como uma refeição. O que realmente mudou o mundo foi a conversa, ou conversas em torno de uma mesa. Lutero, além de seu trabalho como pastor e professor, praticou a arte da mesa. A mesa da família de Lutero era um lugar de conversa bíblica importante, alegre e divertida. Em torno da mesa de Lutero não era apenas sua esposa e filhos, mas muitos de seus alunos.



    Esses estudantes não só apreciaram os quitutes de Katie na cozinha, mas também comeram a sabedoria de Martinho. Eles colecionaram esses “nuggets” de sabedoria e os compilaram em um livro que ainda hoje é lido. Os alunos chamaram esse trabalho, apropriadamente, Conversas de Mesa. Aqui, esses jovens homens receberam a sabedoria de Deus no próprio contexto da vida. Eles foram ensinados da maneira bíblica, quando você se deita e quando se levanta. E através desse poder, a Reforma se espalhou por toda a Europa através deles, e mudou o mundo.


    Não é dramático como um filme de Hollywood, Deus opera as grandes mudanças no comum de nossas vidas cotidianas: “Da minha Palavra falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” – Dt 6.7-9.



    Não é a aventura que deve te excitar, mas a Palavra de Deus, a mente de Deus... a comunhão com Ele.