• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Calebe - O homem para todas as circunstâncias | C. H. Spurgeon




    "Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.” - Números 14:24.


    Leitura adicional: 2 Timóteo 1: 1-7


    Eu gostaria de que todos nós possuímos de Deus aquilo que é a marca distintiva
    do espírito certo,
    do espírito de fé,
    do espírito que leva o homem sempre a Deus em sua palavra, lê sua promessa e sabe que é verdade.


    Aquele que tem esse espírito em breve seguirá o Senhor completamente em tudo, fácil ou difícil. A incredulidade é a mãe do pecado, mas a fé é a enfermeira da virtude.
    Mais fé, Senhor, que possamos ter uma fé infantil e mais simples em um precioso Salvador!


    E um espírito fiel sempre gera um espírito manso,
    e um espírito manso sempre gera um espírito corajoso.

    Diz-se da madeira da árvore mais velha que nenhuma é mais suave, mas ainda é assim é registrado que a antiga que Veneza foi construída sobre pilhas da árvore mais velhas, porque nunca apodrecerá; e assim é o homem de espírito manso, gentil e paciente. Ele sofre bravamente, mantendo seu caráter em Cristo contra todos os ataques do adversário destruidor. Assim andou Calebe 40 anos no deserto por um pecado que ele não cometeu. Mas ele caminhou no deserto escaldante com o povo de Deus que tinha pecado sem reclamar e murmurar.


    O verdadeiro crente também tem um espírito amoroso como resultado da graça de Jesus. Ele ama a Deus, portanto, ele ama o povo de Deus e as criaturas de Deus, e tendo este espírito amoroso ele tem em si espírito zeloso, e assim ele se gasta e é gasto para Deus, e isso gera nele um espírito celestial e ele tenta viver o céu e tornar a Terra um paraíso mostrando a beleza de Cristo aos seus semelhantes, acreditando que logo ele terá um paraíso para ele e para eles também do outro lado da corrente do Rio da Vida.

    Esse espírito tinha o bom Calebe. Não podemos imitá-lo até que possamos ter o seu espírito; estamos mortos até que Deus nos reviva. Ó que seu Espírito Santo nos leve com paixão a Jesus assim como somos, e olharemos para Ele e vamos implorar para Ele cumprir a promessa da grande Aliança: "Um novo coração eu te darei, e um novo espírito eu colocarei dentro você.”


    Para meditação: O Espírito Santo habita em cada pessoa verdadeiramente regenerada (Romanos 8: 9; 2 Timóteo 1:14), mas Paulo ainda achou necessário lembrar Timóteo do tipo de espírito que Deus nos deu (2 Timóteo 1: 7) . O fruto do Espírito é visto em sua vida (Gálatas 5: 22-23)?


    Tirado  e adaptado do Sermão nº 538 – Pregado na Manhã de Domingo, 1 de Novembro de 1863 no Tabernáculo Metropolitano por Charles Spurgeon. 


    Traduzido e adaptado por http://www.josemarbessa.com/