• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Por que sempre há algo mais para se esperar?



     


    Você conhece a tirania da espera, é a situação de todos os homens de forma geral - não importa sua idade, localização, peso, estado civil, paternidade, carreira ou busca. Estamos todos esperando por algo e a coisa pela qual esperamos, parece nos sufocar tanto e parece nos esmagar em nossa espera.



    Quem tem 12 anos quer ter 21. Quem está no ensino médio quer a faculdade. Na faculdade se quer a carreira. Na carreira se quer ou voltar para a faculdade ou se aposentar o mais cedo possível. Solteiros querem se casar. Quem não tem filhos deseja tê-los. Quem mora com os pais quer morar sozinho. Idosos querem ser jovens novamente... desejos infantis de mudar o mundo...  poderíamos continuar indefinidamente. 



    Geralmente nunca conhecemos uma pessoa totalmente satisfeita... Há sempre a próxima coisa. A espera continua.



    Na maior parte do tempo vemos Jesus nos evangelhos tentando apontar o caminho para o Reino para um bando de tolos ansiosos que O seguiram mas estão sempre a espera da “próxima grande coisa” que não é Ele.



    O Reino, ele diz, é este caminho para a vida eterna, e eu vou preparar um lugar para vós. Dessa forma, ele está dizendo, repetidas vezes... Esperem por isso, anseiem por isso... é o único anseio satisfatório.  O salmista disse: "Olhe para cima, olhe para cima!" Tudo na Bíblia é uma maneira de dizer de várias formas: "Você está pensando muito pequeno, você está se preparando para muito pouco, você está brincando com lama na favela, porque você não pode imaginar o feriado no mar [Lewis]."



    Estamos tão desensibilizados à espera verdadeira, porque tantos “têm” a certeza do que precisam para finalmente estar satisfeito...  mas quando temos o que queríamos e achávamos certo e final, uma vemos que temos chegado àquilo, imediatamente colocamos os olhos em outra espera... e assim a vida inteira passa. Estamos sempre pensando: “Qual é o próximo passo?” – Somos pressionados pela cultura das expectativas... vivemos decepcionados com tudo e com todos porque parecem querer nos frustrar... mas não estamos na expectativa do que Deus Soberano colocou diante de nós... e disse: “Espere por isso!”


    Temos que ser pessoas que esperam, expectantes em algo que nos faça ativos, jubilosos... Mas devemos querer esperar um Única Coisa, e não muitas coisas. Esperar muitas coisas é sintoma da doença e não de que fomos curados.


    Deus é um bom Pai e nos dá muitos bons dons, mas não porque podemos lhe impor listas por nosso bom comportamento. Ele nos dá o que nos dá porque Ele é bom, não porque nós sejamos bons. Nenhuma quantidade listas, implorar, repetir... forçará Sua mão. E muitas vezes recebemos as expectativas apenas para sentirmos a insatisfação enorme que ele causa, e não completude, como parte de nossa disciplina. Se não aprendemos nunca, somos tolos não regenerados andando de frustração em frustração. Culpando as pessoas, as coisas, o mundo pela nossa insatisfação.


    Aos seus filhos Deus dá porque é bom e retém porque é bom. Até que eles aprendem que a beleza da “próxima coisa” é esterco perto da Coisa que já ele já têm e da espera abençoadora de sua plenitude: “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ter mais de Cristo” Filipenses 3:8.


    Quando meus amigos ou conhecidos me perguntam: “Pelo que você trocaria o que você já tem?” – Quero que minha resposta seja, eu trocaria por uma Coisa que estou esperando em sua completude final: Cristo.


    Senhor, te esperamos;
    no teu nome e na tua memória
    está o desejo da nossa alma.
    Com minha alma te desejei de noite,
    e com o meu espírito, que está dentro de mim,
    madrugarei a buscar-te - Isaías 26:8,9


    Não sei o que você está esperando hoje, crescer, se estabelecer, ter segurança financeira, casar, ter bebês, ter boas notícias, o seu filho vir para casa, o seu marido te enxergar Mais, por um abraço, para uma promoção, por uma nova alegria... Eu não sei o que é, Deus sabe. Ele vê e sabe e está atento ao que você tanto deseja. Ele quer que você O deseje infinitamente mais do que deseja aquilo que te consome de desejos agora.




    Essa coisa? Essa coisa que você espera, não vai te satisfazer. Eu prometo e garanto a você que não vai. Eu sei disso porque nunca conheci uma pessoa satisfeita. Mas sempre conheci pessoas esperando a próxima coisa que as satisfaria. Estamos todos ainda esperando de certa forma, então vamos todos esperar pela Única Coisa juntos.