• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Eu queria sentir o aperto de sua mão só mais uma vez.




    Pode ter certeza que a bondade de Deus irá te confundir muitas vezes. Verá que o que parece bom da perspectiva eterna de Deus para nosso destino final nem sempre parece bom para nós, ao nível do solo, do hoje.


    É difícil muitas vezes aceitar que Deus sabe melhor do que nós. Difícil admitir que Deus queira usar grandes dificuldades e dor para o bem de nossas vidas. Quando se trata do que é bom para nós muitas vezes é difícil abraçar a agenda de Deus. E a questão do temor e reverências está no centro disso tudo. Se eu viver no centro de minha capacidade de admiração... se o temor de Deus foi substituído por temor e reverência a mim mesmo, então na maioria das vezes vou concluir que Deus nem sempre é bom, posso não verbalizar isso diretamente contra Ele, mas minha vida ficará cheia de queixas, insatisfações, tédio...


    Se eu for deslocado para o centro, inexoravelmente vou definir o bom como o que é previsível, agradável, confortável, natural e fácil. A vida boa será a vida fácil simplesmente porque todo o temor e reverência por mim mesmo substituiu o temor e reverência por Deus, sua mente, Sabedoria... e esse temor e respeito por mim mesmo substitui o temor de Deus como o centro motivador de minha vida.


    Nesse caso, sempre que a dificuldade chega a minha vida, atravessa meu caminho... minha resposta teológica padrão será perguntar por que Deus está permitindo isso acontecer na minha vida... o que mesmo sem usar as palavras, é questionar Sua bondade. Como pastor, várias vezes vi pessoas dizendo exatamente isso... por que pastor? Por que Deus está permitindo isso?


    Agora, espero que você veja como isso é mortal. Se você se permite, verbalizando ou não, questionar a bondade de Deus, você não seguirá alegremente o que Ele diz para você fazer, viver e sentir no meio do sofrimento.  Você não irá correr para Ele como ajuda, porque você não busca ajuda de todo o coração em alguém em que você mantém dúvidas.


    Mas Deus é bom. Essa é uma das pedras fundamentais de todos os seus atributos impressionantes e maravilhosos. Ele jamais pensa, deseja, diz ou faz qualquer coisa que seja má. Na Verdade, Só Deus é Bom! Ele é a definição de tudo o que é certo, verdadeiro e bom. Tudo o que Deus faz é bom em todos os sentidos. Contemplar sua bondade gloriosa deixa o coração regenerado sem fôlego, espantado e em temor silencioso meditativo. E se isso for verdade sobre nós, jamais entraremos em pânico nos dias difíceis, e jamais nos recusaremos fazer qualquer coisa difícil e dolorosa que Ele nos chama a fazer.


    Um temor reverente sobre a bondade de Deus é o que interpreta a vida para você? Ou os dias escuros te levam a dizer – por que Deus está permitindo isso? Faz você questionar em algum nível Sua bondade?


    Quando a bondade de Deus é ponto pacífico em nossos corações, suas promessas passam a ser confiáveis no meio da escuridão dos acontecimentos da vida. Todos nós somos pequenos e fracos, jamais sabemos o que vai acontecer a seguir em nossas vidas, e como certamente Deus nos chama e chamará a fazer coisas difíceis, sacrificiais... precisamos estar absolutamente certos de que todas as suas promessas são dignas de nossa confiança. Ele está conosco sempre?  Ele suprirá tudo o que precisamos a cada passo? Ele sempre estará pronto a nos perdoar? Seu amor por nós não tem fim? A obra da Graça soberana que está trabalhando em nós completará aquilo que começou? Ele fará tudo isso com certeza?


    Todas as promessas de Deus tem como propósito nos motivar e nos mover. Se destinam a incutir indestrutível esperança. Feitas para infundir coragem em nós. As promessa se destinam a derrotar todos os sentimentos de incapacidade, medo e solidão. Para nos encher de paz quando tudo em nós e a nossa volta é escuridão e caos. Quando tudo é confuso. Elas devem revolver cada canto do coração e explodir em nossas mentes com a Verdade capacitante. Todas as promessas e riquezas espirituais em Cristo são dons da Graça para você. O coração regenerado sabe que nunca poderia de qualquer forma ganhar as riquezas infinitas derramada sobre ele. Cada promessa é destinada e nos levar a profunda admiração a Ele e uma visão adoradora e admirada da glória da sua graça. Cada promessa foi dada e perfeitamente projetada para que você interpretasse cada momento da vida e encontrasse sentido através delas.


    As promessas impressionante de Deus são a única fonte de tua coragem e esperança? Ou você tem andado na areia movediça de questionar a confiabilidade final em cada promessa de Deus em Cristo?


    Crendo nisso, fundamentalmente todo nosso temor descansará no controle absoluta de Deus de todas as coisas em todos os momentos. Tudo precisa descansar sobre isso. Se Deus não governasse sobre seus inimigos e sobre tudo que se levanta contra a sua bondade, então dessa bondade não poderia vir nossa absoluta paz.


    As promessas de Deus só são confiáveis por causa da extensão do seu controle, que é absoluto. Deus só pode garantir algo, onde Ele tem absoluto controle. Ou seja, tudo. Que utilidade teria Deus ser todo-poderoso, se como alguns dizem, Ele não tivesse autoridade absoluta para exercê-lo? “E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?” - Daniel 4:35.


    Não haveria nenhum conforto final em saber que Deus está no controle se Deus não governa sobre todas as circunstâncias, todos os homens, todos os fatos... em sua sabedoria essencial. Todo conforto em nossa vida sobre a bondade de Deus repousa nas qualidades impressionantes dos atributos de Deus que operam sobre cada pessoa, situação e localização.


    Um problema surge naturalmente ao pensarmos sobre isso, pois no nível de nossa vida comum, no nível do solo... como vivemos, nosso mundo não parece estar sob controle cuidadoso e sábio todo tempo. Muitas vezes parece, ao nosso ver, totalmente fora de controle. O que nos levará a perguntas importantes. Você irá permitir que tua interpretação das circunstâncias te digam quem é Deus, ou que a impressionante revelação final de Deus sobre Ele mesmo, interprete todas as circunstâncias para você?


    Entenda, quando as pessoas vivem com medo, se enchem de perguntas do tipo “e se”... “por que Deus está...” ou se não consegue desligar a mente quando tentam dormir, não tem um problema em suas circunstâncias, têm uma problema no seu crer. Só conseguimos descansar nas várias situações que não temos controle se estivermos certos e tementes diante daquele  que controla tudo para Sua própria glória e nosso bem final.


    Quando há um problema de controle... desejo de estar no controle na nossa vida, não temos um problema de poder... mas o problema está na nossa fome de poder. A falta de reverência a Soberania de Deus faz com que nós tentemos estabelecer nossa paz pessoal e segurança por meio do controle das coisas, o que nos põe sobre areia movediça. Você crê num Deus soberano? Mas a questão é: Teu temos diante da soberania infinita de Deus te libertou de todo medo e toda necessidade de estar no controle?


    Você tenta medir o poder de Deus? Será que Ele tem poder necessário? Como mentes tão débeis e pobres como as nossas, poderia sondar o que não tem limites? A Bíblia diz que Deus exerce sobre nós o mesmo poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos. Essa é a definição do poder final e absoluto. Falar a um corpo morto e desfazer o poder da morte. Tudo que você diz ser perigoso, na verdade é perigoso só por causa do poder da morte.


    Por que eu não posso mergulhar nas profundezas do Oceano Atlântico e ficar lá explorando suas maravilhas? Por causa da morte. O mar é perigoso por causa da morte. É o poder da morte que torna tudo perigoso. Por que não posso ficar no espaço e contemplar suas maravilhas? Eu morreria lá. Por que não ir em direção ao sol e explorar tudo que ele é? Se eu me aproximasse eu morreria... o poder da morte está por trás de tudo que chamamos perigoso. O que poderia ser uma definição mais toda poderosa de poder do que ser capaz de neutralizar a morte em todos os seus aspectos? Não há nenhum lugar onde os seres humanos sejam mais impotentes do que a morte e seu poder.


    Quando a morte é experimentada por nós, em alguém que amamos... você sabe como é a total impotência. Olhar o corpo de seu pai, mãe, esposa... e desejar ter uma última conversa... ouvir mais uma vez um “eu te amo”. Apertar a mão e sentir o aperto de volta. Mas eles se foram e nós sentimos a impotência no seu sentido mais pleno.


    Mais o que é tudo isso diante do poder de Deus? Ele governa a vida e a morte. Nada vive sem Ele dar a vida e nada morre se Ele não determinar que ela aja.

    Isso é tão importante por que? Você só terá paz  diante de tuas fraquezas, fracassos, incapacidades, sofrimentos e perdas, quanto tiver um temor reverente profundo sobre o incrível poder de Deus.


    Você só se levantará nesse mundo caído para fazer o que naturalmente você não é capaz se confia que esse poder opera em você. Só o temor do poder de Deus traz coragem diante da fraqueza. Ver esse poder em sua plenitude te permite admitir e ver teus limites e ainda assim viver com coragem e esperança.


    Tua timidez, medo, negação, esconder-se, racionalizar e inventar desculpas, fugas, tristeza paralisante... não são problemas de fraqueza. Todos os homens são igualmente fracos. Teu problema é de admiração e deslumbramento. Teu problema é de Adoração! Admiração e deslumbramento pelo poder infinito de Deus muda tudo. Eu não fico impressionado com tudo que é maior do que eu, todo o poder que se opõe a mim, porque eu sei que aquele que está comigo é infinitamente maior do que o que eu possa estar enfrentando.


    Quanto coisa você tem feito por medo e não por fé? Quantas vezes escolheu o que era mais fácil e desonrava a Deus? Quantas vezes fica paralisado por tua fraqueza? Esse é um problema de adoração. O senso de maravilha sobre o poder infinito de Deus tem feito você viver uma vida que se move corajosamente nesse vale de lágrimas que é este mundo caído?