• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Se as ovelhas não chegassem no destino, quem seria o responsável?





    Ovelhas são simplesmente animais estúpidos. Se o você fosse um fazendeiro ou rancheiro... você poderia simplesmente deixar o gado no pasto distante, longe de seus olhos... e eles vão se sair muito bem... vão cuidar de si... mas as ovelhas não podem fazer nada. Elas exigem cuidado meticuloso e constante.


    Ovelhas, mais do que qualquer outro animal tem um instinto de manada... de multidão. Se você tiver duas ou três ovelhas para fazer algo, então todo o resto irá fazê-lo. As ovelhas também são conhecidas por sua teimosia Se uma ovelha aprende a fazer algo de determinada forma, é quase impossível ensinar a ela de outra maneira. Ovelhas são as mais tímidas e assustadas de todos os animais. Elas não saem correndo... como os animais na savana africana quando o perigo se aproxima. As vezes, um único predador, por causa disso, mata dezenas de ovelhas.


    De que forma Jesus nos designa, nos chama? Ovelhas. Isso não é um elogio.
    Dada a natureza das ovelhas, elas inexoravelmente tem a necessidade de um pastor, bom ou mau. Não sempre estaremos seguindo...


    Alguém disse acertadamente: “Quando as pessoas deixam de acreditar no Deus verdadeiro, não passam a não acreditar em nada, acreditam em qualquer coisa” – É isso, cria um monte de ídolos e deuses e se prostram diante deles. Isso é verdade, devido nossa natureza devemos ter um pastor e se não for o Bom Pastor, será outro. Esqueça a ideia de independência. Seguiremos o mau inexoravelmente.


    Como uma ovelha poderia se manter salva... perseverar... e chegar ao fim certamente salva?


    Em João 10, Jesus se descreve como o Bom Pastor. Como Ele é?

    Como Bom Pastor, Jesus Está Comprometido Com As Ovelhas.


    Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas... Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” - João 10:11,17,18


    A natureza da ovelha é tal que se não haverá desastre, isso exige comprometimento total do pastor – e como Jesus descreve seu compromisso com aqueles que Seu Pai lhe deu na eternidade... suas ovelhas? Ele se responsabiliza por suas ovelhas.


    Cristo disse: "Não os deixarei sem conforto" (João 14:18).
    Cristo disse: "Eu vim para servir ... para não ser servido" (Marcos 10:45).
    Cristo disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas ... Eu vou preparar-vos lugar" (João 14: 2).
    Jesus disse: "Pedro, Satanás desejou ter você ... mas eu orei por você" (Lucas 22: 31-32).

    Você arquiva tudo isso como Comprometimento.


    Jesus foi comprometido o suficiente para escolher dar sua vida. Jesus disse: "Eu te amo. Estou comprometido com você e esse compromisso é total. Inclui a cruz. Não se esqueça disso.

    “Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.” João 10:15

    “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.” João 10:28

    Ela dá a vida pelas ovelhas que o Pai lhe deu, por mais ninguém. Por elas ele intercede: “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” João 17:9


    Como O Bom Pastor, Jesus É Dono Das Ovelhas.


    “A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.” - João 10:3


    “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.” - João 10:12


    Jesus nos comprou e agora somos dele. Somos suas ovelhas, sua preciosa possessão, e o Bom Pastor - Jesus - é responsável por nós.

    Se um rebanho de ovelhas não tem o suficiente para comer, de quem é o problema?

    Se as ovelhas estão com frio, de quem é o problema?
    Se as ovelhas têm problemas com parasitas, de quem é problema?
    São todos problemas do pastor.


    Isso é verdade para a nosso respeito.


    Como um pai cristão que sou, sou responsável por cada um dos meus filhos. A lei diz que eles sendo menores, se fizerem algo errado, eu sou responsável. A lei me responsabiliza se eles não forem educados, alimentados e vestidos. Mas como pai, eu quero e gosto de ser responsável por eles. Eu posso gostar e achar adorável os teus filhos, posso achar eles crianças maravilhosas, mas eles não são meus filhos... são tua responsabilidade. Isso faz toda a diferença do mundo

    O caminho é difícil? Há vales sombrios? Há inimigos externos e internos? A pergunta certa não é, “o que as ovelhas farão sobre isso?” A pergunta é: “A quem você pertence?” Você pertence ao Bom Pastor? Então o problema e responsabilidade são dEle. E Ele ama isso. Ele diz:

    “E DOU-LHES a VIDA ETERNA, e NUNCA hão de PERECER, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão”. João 10:28

    “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que NENHUM de todos aqueles que ME DEU SE PERCA, mas que o ressuscite no último dia.” João 6:39

    Se você realmente pertence ao Bom Pastor, então o problema é dele: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,” - Judas 1:24 – O Bom Pastor possui as ovelhas e Ele cuida delas de forma Onipotente.


    Como Bom Pastor, O Propósito De Jesus É O Bem-Estar Das Ovelhas.


    "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e para que a tenham em abundância "(João 10:10).


    Muitos pastores lá fora são perigosos. Eles têm propósitos próprios. Eles querem algo. Jesus não tem vários ângulos. Ele simplesmente quer o melhor para você. E o melhor para você é conhecer o Pai – o que é a vida eterna – e amar a Cristo como o Pai o ama e ver a glória que Ele tinha com o Pai antes da fundação do mundo. Essa é a oração do Pastor pelas ovelhas que o Pai deu a Ele: “Pai, aqueles que ME DESTE quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.” - “Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja". - João 17:24,26.


    O objeto do Pastor é você. O desejo do Pastor é vida abundante.


    Como Bom Pastor, Jesus É A Única Fonte Da Salvação Das Ovelhas.

    - Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, ele será salvo, e entrará e sairá, e achará pasto "(João 10: 9).

    Quando um pastor estava no deserto com as ovelhas, ele as convocava para a noite. O pastor colocaria seu cajado sobre a entrada do cercado (havia apenas uma entrada na estrutura de quatro cercas). A ovelha viria debaixo da vara, e então o próprio pastor se colocava na entrada ... tornando-se assim a porta.


    Assim, quando Jesus diz: "Eu sou a porta", ele aponta para o fato de que ele é a única entrada. Se você quiser entrar, você tem que vir por Cristo. Ele disse isso de outras maneiras também: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim "(João 14: 6).


    Como essas ovelhas vêm e entram pela porta? “NINGUÉM pode vir a mim, se o Pai que me enviou NÃO O TROUXER; e eu o RESSUSCITAREI no último dia.” - João 6:44. TODA ovelha que o Pai DEU  a Ele virá e jamais se perderá: “TODO o que o Pai ME DÁ VIRÁ A MIM; e o que vem a mim de MANEIRA NENHUMA o lançarei fora.” João 6:37


    Há apenas um Pastor que lhe dará aquilo para o qual você foi criado. Nenhum outro - apenas Jesus Cristo. Enquanto isso pode parecer estreito, exclusivo e para nossa cultura, arrogante, a verdade é às vezes dessa maneira.

    Me lembro de uma época – quando eu tinha 17 anos, fui com uns amigos para uma serra linda perto de Teresópolis... e tomando banho numa cachoeira num dia muito frio... desloquei o ombro e não tinha como recolocá-lo no lugar.


    Perguntamos a alguém onde era o hospital mais próximo, e ele ficava a cerca de 40 Km de distância... todos nós entramos no carro para ir lentamente por estradas ruins ao hospital. Ninguém fez perguntas se era apropriado ir por estradas ruins e tão longe. Se o hospital ficasse a 100 Km, meus amigos ainda iriam. Só havia um hospital.


    Se Jesus é a única esperança, não para um ombro deslocado, mas para um coração partido e uma vida quebrada, e você foi dado a Ele pelo Pai, Ele te fará disposto pelo Espírito  a ir a qualquer distância, mesmo que fosse a pé -  qualquer distância... Jesus é o Bom Pastor. Ele deixou e perdeu muito pelas ovelhas que o Pai lhe deu – viajou uma distância inimaginável e fez o sacrifício impensável aos olhos do céu, anjos, potestades... Apenas uma pessoa muito tola ignora esse tipo de médico. Mas Tolice é nome de todo homem nascido em Adão se Deus soberanamente não o Regenerar.


    Como Bom Pastor, Jesus Chama Suas Ovelhas.


    Por causa da Regeneração - quando Jesus chama as suas ovelhas, que o Pai lhes deu na eternidade, elas reconhecem a sua voz e o seguem. No seu último dia antes de morre aqui nós vemos Ele orando por elas: “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” – Jo 17.9 – Pelas suas ovelhas somente O Pastor se sacrifica: “E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.” - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim”  17:19 ,20.


    As ovelhas inexoravelmente OUVEM sua voz: “A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.” – “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” - João 10:3,4; 16.


    No Oriente Médio ( onde as ovelhas são possuídas principalmente por causa de sua lã ) – todos os pastores da aldeia colocam todas as ovelhas num mesmo cercado durante a noite. Na manhã seguinte, cada pastor chega ao cercado e chama. As ovelhas que pertencem àquele pastor particular, em resposta a sua voz saem do cercado e o seguem.


    O Bom Pastor chama através da Palavra e do Espírito – chamado eficaz – os Seus ouvem a sua voz e o seguem. Jesus diz que haviam outros cercados dos quais ele também chamaria... algumas ovelhas ouviriam e viriam... porque são dele... o Pai deu a Ele... outras ouvirão sua voz como a voz de um estranho e jamais virão – como vimos: “NINGUÉM pode vir a mim, se o Pai que me enviou NÃO O TROUXER; e eu o RESSUSCITAREI no último dia.” - João 6:44. TODA ovelha que o Pai DEU  a Ele virá e jamais se perderá: “TODO o que o Pai ME DÁ VIRÁ A MIM; e o que vem a mim de MANEIRA NENHUMA o lançarei fora.” João 6:37


    Jesus não parou seu chamado soberano no primeiro século... Ele está fazendo isso hoje... até que a última ovelha que Seu Pai lhe deu tenha vindo. Se você pertence a ele, você vai responder.

    Existem diferentes tipos de pastores - bons e maus. Você tem um pastor. Mas qual deles? Talvez seu pastor seja seu trabalho, seu tempo, seus amigos ou seu chefe, a cultura, o mundo... o Príncipe desse mundo está por trás de todos esses.  Jesus disse que os pastores estão por toda a parte e o pastor que você pertence é extremamente importante. É tudo.


    Existem diferentes tipos de pastores - bons e maus. Você tem um pastor. Mas qual deles?


    A natureza, a qualidade e a conduta das ovelhas são inteiramente determinadas pelo pastor.  Esse grande pastor dá uma nova natureza a Ele – elas jamais perecerão: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” - Romanos 8:1


    Se a sua natureza é o medo, a qualidade é ruim, e o  comportamento é culpado , vazio e sem sentido, talvez você tenha o pastor errado.

    Então, certifique-se, quem não está seguindo o Bom Pastor ... está seguindo o açougueiro.

    Quem é o seu pastor? Em quem você confia e segue? Só existe um bom Pastor. Jesus ama você ... profundamente, completamente e sem condição, reserva ou propósito que não seja o deleite nEle mesmo?

    Vamos terminar com palavras ditas por um pastor de ovelhas há muito tempo atrás:


    “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” - Salmos 23:1-6