• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Que hino é melhor cantar?





    “Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros.” - 1 Coríntios 11:33



    Um sábio pastor disse ao novo líder de louvor da igreja que ele pastoreava: "Existe um estilo de música que eu espero que você nunca toque em nossa igreja." Ele imediatamente pegou uma caneta e perguntou: "O qual é?" Ele respondeu: "Eu nunca vou te dizer. Se todos nós insistirmos em seguir nossos próprios caminhos e gostos, nunca cantaremos nada."



    Poucas questões são mais controversas e se perde tanto tempo discutindo como a questão da música  na igreja. Algumas igrejas, eu estava lendo num artigo americano,  resolveram o problema oferecendo duas opções de culto, um serviço tradicional para pessoas mais velhas e um contemporâneo para aqueles que gostam de música mais contemporânea. Isso muitas vezes mantém ambos os grupos felizes, mas o custo é terrível.


    É absolutamente  perigoso para as igrejas oferecer opções de estilos de adoração. Isso divide a igreja, trata os cristãos como consumidores cujos gostos ( tradicional, contemporâneos – Século XVI ou século XXI) devem ser atendidos, e nos rouba a oportunidade de servir ao próximo. Devemos nos alegrar quando uma música é cantada que não “gostamos”, pois essa é uma oportunidade de negar a nós mesmos por causa de nosso irmão ou irmã (Mateus 16:24). Quando os santos veteranos tentam aprender um novo hino ou os jovens cantam um velho hino, ambos estão dizendo ao outro: "Isso pode não ser “minha praia”, mas estou disposto e alegre em estar nela contigo. Cantaremos juntos por amor a Ele, razão do nosso culto, e cantarei por amor de vocês, e toda a igreja se beneficiará. "Jesus ordenou-nos que amássemos nosso próximo como a nós mesmos. Se não estamos dispostos a fazer isso durante a adoração, quando é que pensamos que faremos? (Marcos 12: 29-31).


    Definitivamente a Bíblia não fala sobre estilos musicais... e quem tenta fazer uma exegese para defender algum... está usando a Bíblia falsamente para defender seu gosto. Sempre que ouvi alguém dizendo: "Cantamos o hino para agradar a Deus e não ao teu gosto" - estava querendo impor o seu próprio gosto com essa frase.


    Deus espera que haja variedade em nossos cultos. Ele nos fez diferentes e Ele diz que os crentes cheios do Espírito cantariam "salmos, hinos e cânticos espirituais ... fazendo música ao Senhor em seus corações" (Efésios 5:19). Nosso grande Deus merece ser louvado pela maior variedade de adoradores e estilos. Mantenha sua preferência, mas mantenha ela para si mesmo.