• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Como a Doutrina da Predestinação mudaria e seria útil na minha vida diária?




    Ah! Que pergunta! Poderíamos escrever um livro sobre isso em resposta a pergunta dessa pessoa. Mas vamos ser breves. Paulo começa a grande carta aos Efésios com essa doutrina.  Paulo começou lembrando eles de sua Predestinação porque ele sabia que essa verdade transformaria suas vidas. Paulo disse aos Efésios que eles foram escolhidos, e Deus ao me dizer que fui escolhido, me diz quatro coisas entre muitas outras que poderíamos mencionar se o intuito não fosse um breve artigo.


    Essa doutrina não é meramente o equivalente teológico de sabermos nosso número de seguridade social - importante para termos certa certeza, mas não um detalhe que impacta nossa vida diariamente. Não, não e não!


    A Predestinação é uma Garantia durante a luta diária!


    Os efésios estavam sob o fogo cerrado de uma cultura totalmente hostil a eles por estarem em Cristo e vivendo de acordo com a Verdade em tudo que fazia parte da vida cotidiana. Se sabemos que a salvação começou no propósito eterno de Deus, então podemos ter certeza de que será concluído no propósito de Deus. O que Deus começa, ele SEMPRE termina.


    É reconfortante saber que há muito mais em jogo em Tua salvação do que apenas você. Os efésios precisavam disso. Deus salva as pessoas, para usar a frase de Paulo, para "o louvor da sua glória" (Efésios 1: 6, 12, 14). Isso significa que ele uniu a glória do Seu Santo Nome a minha salvação lá na eternidade ao me predestinar. Essas duas coisas são inseparáveis agora – A glória do Nome dEle e a minha salvação. Assim, mesmo quando você hesita, fraqueja... Ele vai prosseguir seu trabalho em você por causa de seu Nome. Sua glória está em jogo. A glória do Seu Nome, a Glória de Sua Graça...


    Todos os cristãos que buscam Deus que eu conheço, lutam às vezes com a segurança da salvação em meio ao campo de batalha. Você olha para o seu coração e pensa: Posso realmente ser um cristão e ainda lutar com isso? Estar com essas dificuldades? Lutar contra esses pecados? Eu fiz isso também. Mas se Deus não nos escolheu por causa de nossa bondade, ele não está contando com nossa bondade para nos manter salvos. Não somos escolhidos porque somos bons; Nós somos escolhidos porque ele é Bom. Isso é uma boa notícia para nosso tropeços e lutas difíceis... comuns,  francamente, na vida de pecadores como você e eu.


    A Predestinação é uma força após cada falha!


    Havia tantas falhas em cada cristão em Éfeso. É só lermos a Bíblia para vermos como ela não esconde isso. Saber que Deus nos escolheu na eternidade e nos predestinou para Ele nos dá o poder de voltar a subir depois de cada vez que falhamos. Se eu sei que Deus termina o que começa, eu posso ter certeza de que embora o dia de hoje tenha sido consumido pela derrota, o Decreto de Deus para o meu amanhã é a vitória .


    Essa vitória não é uma questão de saúde perfeita ou uma conta bancária completa, ou algum tipo de sucesso.... É uma questão de santidade... apesar de mim, a santidade vai crescer e prevalecer em minha vida. Já que Deus não nos escolheu e predestinou para uma vida de conforto, saúde ou riqueza aqui, mas "para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele" (Efésios 1: 4). A maioria dos dias pode parecer para nós uma caminhada longa demais para pouco progresso. Mas se eu confiar em Cristo, posso ter certeza de que isso acontecerá. Minha santidade futura é tão segura quanto a de Jesus! Eu fui predestinado para isso!!


    A razão por que tantos cristãos se sentem derrotados é que eles olham para todos os problemas em suas vidas e perguntam: "Como posso superar isso?" Como posso acabar com o pecado presente nesta área da minha vida? Como posso corrigir os problemas no meu casamento? Como posso ter a coragem de compartilhar minha fé?


    Mas o fardo de consertar sua vida nunca esteve em você. Em Cristo, Deus já decretou e forneceu o poder para isso. As boas obras que Deus tem para você, ele já predestinou para você também, e ele forneceu o poder para você fazê-las. Então, quando você falhar - e você vai, às vezes terrivelmente ( Pedro, Davi, Moisés, Abraão... estão aí para confirmar isso ) - você pode voltar. A justiça não é mostrada por nunca cair; Ele é mostrado por voltar e confiar que Deus não terminou com você ainda. Mas que mesmo assim, neste instante – porque Ele nos escolheu e predestinou em Cristo, e no tempo nos chamou eficazmente, em todo o tempo isso é verdade sobre nós: “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” - Romanos 8:1  - Por causa da Predestinação, Ele já me Chamou eficazmente e já me Justificou para sempre... a Glorificação, que é o fim do processo de santificação é inevitável: “E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” - Romanos 8:30


    A Predestinação é a esperança nas aflições e provações!


    O Apóstolo Paulo diz que Deus "predestinou todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" (Efésios 1:11). Todas as coisas. Essa é uma palavra expansiva. Mesmo naqueles momentos em que você se sente vitimizado, ou magoado, ou simplesmente desafortunado, Deus está trabalhando para o seu bem.


    Quando você acredita nisso, a dor e o sofrimento perdem seu poder. A pior parte do sofrimento não é geralmente o sofrimento em si. É o sentimento de desesperança e falta de sentido. A maioria de nós pode suportar alguma dor se sabemos que há um propósito por trás disso. Um propósito bom. ( Suportamos uma cirurgia no coração se isso nos salvará... mesmo com toda dor e desconforto  e assim por diante) É quando essa dor parece inútil que nós começamos a nos desesperar.


    O que Deus nos diz é que nada na vida cristã é desperdiçado. Nenhum sofrimento em sua vida é aleatório, inútil ou fora de seu controle. Saber isso não vai tirar magicamente tudo de sua dor, todo o sofrimento de sua dor, mas transforma a maneira como você experimenta o sofrimento completamente. Quando você vê que Deus literalmente aproveitou cada molécula do universo para fazer de você um filho ou filha à sua imagem, você terá uma esperança que pode suportar os vales mais escuros.


    A Predestinação dá confiança em fazer discípulos!


    Um dos maiores equívocos sobre predestinação é que ele remove qualquer urgência para nós compartilharmos o evangelho. Bem, Deus já escolheu e Predestinou quem é salvo, então não importa se eu testemunho ou não. Esta é exatamente a imagem oposta que vemos em TODO o Novo Testamento.


    Para Paulo, o fato de Deus ter escolhido alguns foi precisamente a razão que ele teve a confiança para testemunhar. No livro de Atos, Deus lhe disse: "o Senhor falou a Paulo em visão: "Não tenha medo, continue falando e não fique calado... porque tenho muita gente nesta cidade". Atos 18:9,10 -  Paulo estava pronto para desistir. Mas, sabendo que Deus tinha predestinado alguns, deu-lhe a confiança para continuar compartilhando. A Predestinação é a única garantia de que nossa obra não será vã.


    John Newton ( 1725 – 1807 ), que escreveu Amazing Grace e foi um dos maiores pastores da história da igreja disse: “Se não fosse pela Eleição, pregar para homens ou para vacas não faria a menor diferença!”


    Pregamos, porque sabemos que enquanto o último escolhido estiver aqui... ele há de ser chamado pela pregação do Evangelho e nada pode impedir isso: “...alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e CRERAM TODOS os que haviam sido DESTINADOS para a vida eterna.” - Atos 13:48


    Ele ME escolheu para que através de mim Ele possa chamar eficazmente outros escolhidos. Assim dou frutos garantidos "Eu te escolhi", disse Jesus, "para ir e dar fruto" (João 15:16).


    Ele nos ordenou pregar a todos – e as escolhas dele são tão diferentes das nossas, escolhe os piores – nós somos um bom exemplo disso – que não há um homem que não preguemos com esperança: “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor". - 1 Coríntios 1:27-31


    Sabemos que para todos que não foram Predestinados nossa pregação – Cristo e este crucificado – será loucura e escândalo: “Nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios” - 1 Coríntios 1:23 – Ah! Mas para os que são chamados eficazmente por serem predestinados – Lembra? “E aos que predestinou, também chamou; aos que CHAMOU, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” - Romanos 8:30 – Para esses e somente para esses a mensagem que  “é escândalo e loucura... MAS mas para os que SÃO CHAMADOS, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.” - 1 Coríntios 1:23,24


    A Predestinação nos impulsiona para a pregação porque sabemos que Deus tomará a iniciativa soberana: “É, porém, por INICIATIVA DELE que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor" - 1 Coríntios 1:30,31


    Vamos nos gloriar no Senhor juntos? É disso que os Efésios precisavam. A doutrina da Predestinação é totalmente transformadora em nossa vida diária e não só um ponto teológico em nossa mente.


    Vamos terminar aqui, pois eu prometi um artigo, e não um livro. Mas vamos ser sinceros, não seria difícil escrever um livro sobre esta grande Doutrina que muda cada aspecto diário de nossas vidas.