• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    A Batalha Espiritual - Você está neste combate?




      
    C. S. Lewis afirmou que a estratégia de Satanás é melhor servida por uma descrença pessoal em sua existência ou uma reverência exagerada por seu poder. Qualquer um dos extremos serve ao seu propósito de enganar e dominar o homem. E ambos os extremos são bastante prevalecentes na cultura contemporânea.


    O humanismo secular postulou um universo material, desprovido de espírito. Por outro lado, vários ramos estão cheios de misticismo...


    Até a igreja hoje é culpada dessa polaridade. Muitos cristãos "racionais" minimizam a atividade demoníaca em sua caminhada espiritual enquanto outros encontram um demônio atrás de cada arbusto, cada porta...


    Uma coisa é certa – verdadeiros cristãos sabem que o crescimento espiritual é uma batalha difícil. Sabemos que não são apenas nossas próprias fraquezas ou a tendência anticristã da cultura, mas também um Inimigo pessoal poderoso que procura nos derrotar a cada passo do caminho.


    Efésios 6 explica a armadura espiritual e seus propósitos. No entanto, ainda desejamos entender melhor as artimanhas e táticas de Satanás e as implicações práticas de cada peça de armadura para resistir a ele. Em outras palavras, não queremos ser culpados dos extremos mencionados acima, mas queremos lidar com conhecimento do nosso Adversário que está sob o poder de Deus.


    Alguns livros têm abordado vários aspectos do assunto, mas apenas um através das eras foi totalmente abrangente. O cristão com armadura completa de William Gurnall ( Um dos grandes Puritanos ) -  é uma obra-prima, fornecendo-lhe as ferramentas para a vitória espiritual sobre um inimigo que finalmente compreendemos.  Gurnall fornece insights práticos sobre a espada, escudo, capacete, peitoral, cinto e calçados.



    William Gurnall (1616-79) foi graduado do Emmanuel College, Cambridge, Inglaterra, uma universidade sob forte influência puritana. O trabalho de sua vida foi como pastor da Igreja de Cristo, Lavenham, em Suffolk.


    Como pastor de almas, o conhecimento de Gurnall é extraordinário, mas seu estilo é prático e direto ao ponto. Ele combina o doce encorajamento do amor e da misericórdia de Cristo com a oposição viciosa de Satanás e o julgamento iminente de Deus.


    Gurnall tem uma maneira única de nos motivar para o serviço de Deus, redenção diária do tempo por causa da presença do mal, e a necessidade de pressionar com "violência" para apreender o Reino de Deus. O autor não suaviza palavras. Ele afirma perto do início:


     "Os covardes nunca estão entre os que foram chamados para o campo de batalha onde cada eleito vitorioso chegará inexoravelmente ao  céu. Não afirme que você é gerado de Deus e tem Seu sangue real correndo em suas veias, que foi regenerado a menos que você possa provar sua linhagem por este espírito “heroico”; do homem capacidade para combater o bom combate no terrível campo de batalha deste mundo. Se atrevendo a ser santo apesar dos homens e dos demônios ".


    J. C. Ryle, um grande pastor do século XIX e da história da igreja, se perguntava como Gurnall conseguia colocar uma grande verdade, de forma concisa e completa, em tão poucas palavras.


    Ghurnal diz:
    “Quem dentre nós não aprendeu com sua própria experiência
    que é exigido outro espírito, que o mundo não pode dar, que possa
    dar coragem para seguir a Cristo completamente?”


    Ele continua...


    Há tantos que professam Cristo e tão poucos que de fato são cristãos; Tantos que entram no campo contra Satanás, e tão poucos que saem conquistadores. Todos podem ter o desejo de ser soldados bem-sucedidos, mas poucos têm a coragem que flui da regeneração soberana e a determinação para lidar com as dificuldades que os enfrentam no caminho para a vitória. Todo o Israel seguiu Moisés com alegria, saindo do Egito. Mas quando seus estômagos estavam um pouco esmagados pela fome, e seus desejos imediatos não sendo satisfeitos, eles estavam prontos imediatamente para recuar. Preferiam a servidão de Faraó às bênçãos prometidas do Senhor.


     Os homens não são diferentes hoje. Quantos olham para trás e mão para  Cristo na encruzilhada do sofrimento! Como Orfa, eles vão apenas uma curta distância: “Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.” - Rute 1:14


    Eles professam o Evangelho e nomeiam-se herdeiros das bênçãos dos santos. Dizem ser a geração eleita... Mas quando submetidos a teste, eles rapidamente se cansam da jornada e se recusam a suportar por Cristo o seu vitupério, a sua vergonha. Ao primeiro sinal de dificuldades, eles o “beijam”, como Orfa,  e deixam o Salvador, relutantes com medo de perder o paraíso, mas ainda mais indispostos a seguir para ele a um preço tão caro negando a si mesmo e seguindo Seu Mestre.


    Se tiverem de resistir a tantos inimigos no caminho, contentar-se-ão com suas próprias cisternas estagnadas e rotas e deixarão a Água da Vida para outros que se aventurarão ir mais longe por ela. Quem dentre nós não aprendeu de sua própria experiência que requer um outro espírito,  que o mundo não pode dar, para seguir Cristo plenamente?


    Permita que este pobre soldado que sou te exorte então, cristão, a pedir a Deus a santa determinação e bravura que você deve ter para seguir a Cristo. Sem ela você não pode ser o que você professa. Os temerosos são aqueles que marcham para o inferno (Apocalipse 21: 8); Os “valentes” pelo poder de Deus operando neles o querer e o efetuar,  são aqueles que tomam o céu pela força (Mateus 11:12). Os covardes nunca caminham pelo deserto e vale da sombra da morte para o céu. Não afirme que você é gerado por Deus e tem Seu sangue real correndo em suas veias, a menos que você possa provar sua linhagem por este espírito “heroico”, ousar ser santo apesar de homens, demônios e o mundo.


    William Gurnall (1616-1679).

    The Christian in Complete Armour - Publicado em três volumes, nos anos de 1655, 1658 e 1662. Trata-se de sermões entregues pelo autor ao longo de sua ministério regular, em sermões consecutivo em Efésios 6: 10- 20 – Na Church of Christ, Lavenham, em Suffolk.


    Tradução livre by - http://www.josemarbessa.com/