• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Diabólico ou apenas humano?




    Vocês estavam  mortos em ofensas e pecados! - Efésios 2: 1.


    Paulo começa sua discussão sobre o homem natural em Efésios 2, dizendo que os efésios estavam mortos. Ele não diz que eles estavam quase mortos, ou ofegantes e prestes a morrer. Não, ele diz que eles estavam mortos, totalmente vazios da verdadeira vida.


    O Diabo não os fez fazer nada!


    Ele continua a dizer que "noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;  Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." (Efésios 2: 2).


    Eles de bom grado seguem os desejos do Diabo. Isso não quer dizer que eles estavam possuídos por demônios ou foram de alguma forma forçados a fazer e cumprir os projetos de Satanás. Pelo contrário, significa que eles estavam felizes em seguir a sua liderança.


    Quando o presidente Kennedy foi assassinado, os comentaristas de notícias tentaram descrever o horror do ato hediondo cometido por Lee Harvey Oswald. "Este foi um ato demoníaco", disseram eles. Eles usaram a mesma linguagem quando Martin Luther King Jr. foi morto, e quando Bobby Kennedy foi baleado. "Este foi um ato desumano", disseram eles. "Foi diabólico." Hoje você ouvirá isso ser dito sobre cada ato de terrorismo... cada vez que alguém vai a um lugar público, ou universidade... e atira nas pessoas. Em cada ação do ISIS e sempre que algo assim acontece... e todos os dias coisas assim acontecem em todo lugar.


    Mas isso é verdade? Eram esses atos "desumanos, demoníacos, diabólicos" – isso descreve essas obras? De modo nenhum. Eram precisamente e exatamente atos humanos. Eles são exemplos de homens que agem de acordo com suas naturezas pecaminosas. E isso se expande a todos os atos pecaminosos... dos maiores aos mais comuns: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." ( Ef 2.2 ).


    Só Deus pode salvar.


    Paulo continua a dizer que "Deus, que é riquíssimo em misericórdia... estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” – Efésios 2.4,5.


    Note que Paulo não diz que "o homem, prestes a morrer, agindo baseado na sua bondade interior, levantou-se e se virou para Deus." Nem um pouco.


    Vemos as profundezas da depravação humana nesta passagem por meio de contraste. A salvação é totalmente da graça livre e soberana, dada a pessoas mortas que em nenhum sentido estavam interessados ​​ou mesmo capazes de perguntar por ela.


    Assim como Adão culpou Eva no Jardim do Éden, naturalmente os homens tendem a culpar outras pessoas, ou o Diabo, por seus erros, que apenas expressam seus corações, desejos e amores. Hoje peça a Deus para te mostrar os lugares em tua vida em que você tem culpado os outros, Satanás... Seguindo a confissão, traga esses pecados nascidos em teu coração e não fora dele,  até a Deus, para o verdadeiro perdão.