• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Que mensagem endurece o coração?






    A “sabedoria” humana sempre está em oposição a Verdade de Deus. Se tornou comum mensagens que nunca confrontam o pecado. Muitas pessoas acreditam que confrontar o pecado ofende as pessoas e que não produz o resultado esperado, mas gera antipatia e endurecimento.


    É óbvio que precisamos pensar que tipo de resultado é esperado, ou seja, se ele tem alguma conexão com os propósitos de Deus.


    O ensino bíblico vai no sentido oposto a essa “sabedoria” mundana que diz que devemos ser “positivos”, estimulantes... e não confrontar o pecado. O que endurece as pessoas, a confrontação ao pecado ou o pecado?

    Exortações destinam-se exatamente em levantar e estimular o povo de Deus (que de fato seja povo de Deus) em sua resistência ao pecado. “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” - Hebreus 3:13.


    A ideia de que a confrontação ao pecado endurece as pessoas flui de uma mente ímpia. Porque segundo o ensino bíblico o homem deve ser confrontado e exortado exatamente para não ser endurecido pelo engano do pecado. Aí está a fonte do endurecimento – O engano do pecado!!!

    No ensino bíblico vemos que o pecado endurece e a exortação amolece. Na estupidez do homem natural ele inverte a situação. Culpamos a exortação e confrontação ao pecado pelo endurecimento das pessoas, então banimos essa confrontação. O resultado disso, é que o homem é endurecido pelo pecado, perde a sensibilidade e fica entregue aos resultados eternos desse endurecimento.


    O pecado endurece e a exortação é determinada por Deus para parar o processo de endurecimento. A ideia de que a pregação deve se concentrar em ser motivacional, focada em auto-ajuda, “positiva”... flui da “sabedoria” humana caída e não de Deus. Richard Baxter dizia: “Você apenas finge amar o seu povo se como pastor você não confronta os seus pecados”.


    Quando você vai à igreja e ouve coisas desagradáveis sobre você e sobre os motivos do seu coração, é tentador dizer que a mensagem é dura e insensível... não é difícil inventar razões para não ouvir uma exortação, mas isso, é ser instruído pelo pecado que endurece o coração.


    A verdade é que a Exortação amolece e o pecado endurece, e não o contrário. O pecado é um câncer. O pecado apodrece a alma. O pecado gosta de se esconder nas fendas. O pecado não gosta de ser descoberto e exposto. O pecado gosta de culpar as outras pessoas. O pecado que fazer crer que o que endurece o coração não é ele, e sim a exortação. O pecado é hipócrita. O pecado não se importa de estar na igreja, desde que possa estar em paz e não ser incomodado.


    O pecado não é seu amigo. Seu amigo é a exortação!

    “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” - Hebreus 3:13