• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    E se cada homem na sociedade tivesse tudo que deseja?






    Há uma ideia em muitos líderes cristãos e cristãos em geral - que é a mesma do mundo - de que o problema é uma questão econômica, ou de conquistas existenciais... e quando o homem ou a sociedade consegue isso, ela melhora ou melhorará.  A alma humana de algum maneira consegue algo que não tem, o mundo, a sociedade avança... essa é uma ideia totalmente equivocada do homem sob o pecado.


    Olhe, entre milhões de exemplos, o que eu poderia chamar de o efeito "The Beatles" - The Beatles se separaram quando eles conseguiram tudo. Eles não eram menos talentoso. Eles eram ainda mais experientes. Mas eles começaram se voltar uns contra os outros, a se pegar uns aos outros, começaram a provocar um ao outro, a se devorar. Tinham dinheiro, fama... poderiam comprar todos os "brinquedos" que o homem deseja. Mas mesmo nas pequenas coisas a mesquinharia do coração humano estava presente. Poderiam viver em paz? Olhe para a sociedade - mesmo que ela conseguisse o mesmo, o que mudaria essencialmente? Como eu disse, mesmo nas coisas mais mesquinhas o coração caído tudo corrompe. John Lennon, por exemplo, levou Yoko para as sessões de gravação, e fez isso porque sabia que isso iria irritar os outros caras, os companheiros que junto com ele tinham conquistado tudo. E todos os outros estavam agindo sob o mesmo princípio.


    A idéia de uma sociedade tendo tudo que eles tiveram, em que todos tivessem tudo - Todos os recursos, todo o reconhecimento, todo elogio e afirmação, toda aplauso para o ego... seria um átomo melhor do que ela é, é incompatível com a visão Bíblica, a descrição bíblica do homem, como também com toda a realidade vista em toda a história da humanidade - como esse pequeno exemplo que focamos.


    Tiago mostra, por exemplo, uma de muitas razões porque tudo sempre fica igual no fim na sociedade e na vida individual do homem. Porque sempre haverá desordem e guerra - "Onde existe inveja e ambição egoísta, haverá desordem." Tiago 3:16


    Esta é a razão porque mesmo que toda a sociedade fosse colocada no Jardim do Éden amanhã, viveria neste lugar perfeito o mesmo “inferno” de guerra, desordem e destruição – “Ambição egoísta, inveja, orgulho...” – Onde isso existe... haverá desordem... essas coisas reinam no coração do homem caído.

    Tiago está dizendo que a sabedoria, a compreensão e a humildade... tudo que você poderia dizer pertencer a vida de um homem ou sociedade que pudesse ser chamado de bom,  são todos destruídos pela inveja e ambição egoísta.


    Mas de onde tudo isso vem? O que Tiago diz?  Não de cima, com certeza... ele diz que vem de três velhos inimigos – o mundo, a carne e o diabo. Esses inimigos ilustres! Não são esses inimigos amados, defendidos... pela sociedade e pelos homens individualmente com paixão? Ela terá desordem.  A ambição egoísta, inveja, orgulho... são alimentadas diariamente pelo próprio homem – a carne – o mundo – a sociedade que é a expressão do coração do homem – o diabo – no qual o mundo jaz – “...todo o mundo está no maligno”. - 1 João 5:19 -  


    "Onde existe inveja e ambição egoísta, haverá desordem." Tiago 3:16 – Tais poderes – a carne, o mundo e satanás – abastecem a ambição inquieta e egoísta minuto a minuto, desperta ciúmes, orgulhos se esbarram, na busca do prazer, felicidade... o homem se devora. A sabedoria que controla a humanidade, o homem, a cultura..., Tiago descreve, não pode produzir um mundo melhor – “Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.” - Tiago 3:15 – Terrena, animal e diabólica! Uau! Tiago poderia ser mais incisivo? Hoje diriam que ele era um pessimista inútil. Em outras palavras, a inspiração daquilo que o mundo, o homem, chama sabedoria... a inspiração para sua ambição alardeada, é o próprio coração caído do homem... é terrena e animal, por consequência, diabólica. 


    As normas, as fontes tem como objetivo um espírito de inveja, orgulho, luta, disputa... mesmo se todos tudo tivessem... teríamos sempre o que chamamos efeito “The Beatles” – nas coisas mais mesquinhas. Por que tantos homens de negócio estão deprimidos? Por que deprimidos tendo tanto? Porque todos eles tem de viver uma vida breve neste mundo. E a partir de seu sistema sem Deus – sabedoria terrena, animal e diabólica – eles criaram normas para si e quando não conseguem alcançá-las, mas veem outros alcançando-as supostamente, entram no lamaçal do desespero. Mas esses outros que eles acham que alcançaram, também estão olhando para outros e também estão no seu próprio lamaçal... é o efeito “The Beatles” - ele está nos negócios, na vida sentimental, nos desejos da alma... – é inexorável no homem caído. Isso vai do menor com seus sonhos, ou maior conquistador entre todos os homens – Como Alexandre, O Grande – chorando patéticamente depois de conquistar o mundo porque não havia mais nenhum mundo para conquistar. 


    "Onde existe inveja e ambição egoísta, haverá desordem." Tiago 3:16


    “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” -  Tiago 4:1

    Se a “igreja” não entende o efeito “The Beatles” – tudo que ela diz, mesmo suas ideias de paz, mundo melhor... é tão inútil quando a do mundo – acredita nas mesmas soluções, pois parte do mesmo tipo de sabedoria – “...é terrena, animal e diabólica.” - Tiago 3:15