• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Quando os homens não quiserem a Verdade, lhes dê mais da Verdade.




    A única esperança que os pregadores têm para o sucesso no ministério é o poder inerente da Palavra de Deus. Nós não podemos ter nenhuma outra confiança. As únicas coisas que realmente valem a pena acontecer em sua igreja só vão acontecer pelo poder da palavra. A palavra pode parecer lenta ou tola ou irrelevante para o homem natural e a mente do mundo, mas não irá jamais decepcionar. Ele não pode voltar vazia.


    Os críticos gostam de dizer sobre homens comprometidos com a Palavra: "Vocês adoram a Bíblia, uma letra morta, palavras em uma página, blá, blá, blá." - Não se preocupe com as críticas. Satanás  inspira e usa essas críticas. O diabo quer que você pense que não há poder na Palavra, que ela não é viva e eficaz, que não é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, que não é a semente incorruptível pela qual os homens e mulheres nascem novamente, são regenerados. 


    O diabo quer que você acredite que você é irrelevante sem estratégias e astúcias da sabedoria humana, ele te bajulará com isso. Ele quer que você acredite que você será  infrutífero e que irá desperdiçar o seu tempo em estudo se enchendo somente com a Palavra. O diabo quer que você expresse o seu cinismo, seu ceticismo e as suas razões sofisticadas para "servir" a Criso do seu modo, confiando na mente e poderes humanos e não reverenciando as Escrituras. Jamais compre a ideia. Olhe para cada pregador digno de emulação em qualquer século e você vai encontrar um homem que pregava com autoridade toda a Verdade de Deus. Verdade que jamais foi apreciada pelo mundo, sociedade...

    Então, pregue com confiança e convicção. Pregue como se você fosse, e de fato sendo, total e completamente dependente somente da palavra de Deus para fazer a obra de Deus. "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina". - 2 Timóteo 4:2 - "Pregue isto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze."( Tito 2:15 ).

    Pregue de tal maneira que todos percebam que você está fazendo exatamente assim, como a Palavra te ordena... pregue de tal maneira que todos saibam que você nunca estará aquém ou irá além disso, que Paulo tão claramente  coloca para todos nós.

    O homem natural, o mundo, a cultura, a sociedade e muitos na igreja visível  irão resistir a Verdade, mas o que fazer quando isso acontecer? Alguns ajustes? Paulo diz o oposto. Quando os homens não quiserem a Verdade, lhes dê mais da Verdade. O homem natural não desejar é um motivo que Paulo dá para pregar somente a Verdade:


    "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina..." - Por que? A razão que Paulo dá é exatamente a resistência a Verdade. Ou seja, ao ver a resistência do homem, cultura... não tente pensar em outra coisa... Paulo completa: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." - Aí está o oposto da sabedoria humana, que diria que se o homem resiste, devemos amenizar a pregação da Verdade. Paulo diz, não, pregue ainda mais: "Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." - 2 Timóteo 4:2-5


    Um só tema para pregar, é isso que temos: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” - 2 Timóteo 3:16-17

    Pregue a Bíblia. Toda a Escritura. É tudo inspirado, e tudo é eficaz. É tudo!! Somente isso nos torna sábios para a salvação através de Jesus Cristo e seu evangelho.  Quando Filipe pregou, o Eunuco se alegrou, quando Paulo pregou, Felix tremeu. O poder da verdade foi igualmente evidente em ambos os casos, embora os efeitos tivessem sido completamente diferentes.


    Se, portanto, você deseja pregar o evangelho com poder, oração, um espírito humilde e simples... que você possa não estabelecer o fim em vista - mas esteja cheio da ambição de proclamar a glória do Senhor que você professa servir, para fazer a sua vontade, e, por causa de que somente isso poder ser útil para as almas dos homens. Estude a Palavra de Deus e o funcionamento do seu próprio coração a luz dela. Evite todas as conexões, amizades e atividades que vão lhe dizer, ou que têm uma tendência a diminuir a tua confiança somente na Palavra. Assim, a tua trombeta não dará um som incerto, nem você irá ser uma nuvem sem água.