• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Você é arrastado ou ama controvérsias?





    "Evite as controvérsias tolas, genealogias, contendas e dissensões, sobre a lei, porque são coisas inúteis e sem valor." - Tito 3:9


    A ordem para evitarmos “dissensões” é uma grande prova para nós e do que somos. Sabemos que há coisas que valem a pena contender e que inevitavelmente trazem divisões.


    Duas perspectivas óbvias de serem aferidas podem nos ajudar a saber onde estamos – obedientes ou desobedientes ou ensino apostólico a respeito.


    Primeiro – O Apóstolo Paulo fala conosco sobre as prioridades do ministério. Suas palavras nos obrigam – se é que a Verdade de Deus que nos controla – a analisar se qualquer controvérsia na qual estamos envolvidos, são sobre questões secundárias e que mesmo assim, estão se tornando preocupações centrais em nosso chamado. Se assim for, a ORDEM bíblica diz que nossas prioridades precisam de um realinhamento e voltar ao ponto onde o ego deixe de ser o que nos conduz nestas coisas e nos voltarmos de nós mesmos para a glória de Deus.


    Em segundo lugar – Existe uma diferença entre a necessidade de se dividir e dolorosamente se dividir em amor. Uma pessoa divisionista adora lutar. Adora embates. Se alimenta deles.


    As diferenças são facilmente observáveis. Uma pessoa que ama a paz e a pureza da igreja podem ser forçadas a controvérsias e divisão, mas isso está longe do seu caráter, daquilo que a define e motiva – é um elemento necessário mais triste e um fardo. NÃO É O SEU CARÁTER.


    Por isso ele entra em controvérsias lamentando e com pouco frequência. Quando forçado a argumentar, ele não deixa de ser justo, verdadeiro e amoroso em suas respostas. Ele lamenta ter que discordar de um irmão... “e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo” - Filipenses 3:18


    Aqueles que são pessoas divisionistas por natureza, por desejo por debates, contendas... como Paulo ordena evitar: “Evite as controvérsias tolas, genealogias, contendas e dissensões” – Incitam o início das controvérsias, instigam... e tem o prazer em ser capaz de conquistar a outra pessoa. Ser vencedor no debate... tomar a “coroa” de imbatível em debates... Não só evite essas coisas, evite homens assim: "Evite as controvérsias tolas, genealogias, contendas e dissensões, sobre a lei, porque são coisas inúteis e sem valor." - Tito 3:9