• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    As conseqüências da conversão de Saulo – John Stott (1921-2011)





    O Senhor lhe disse [a Ananias]: "Vá à caso de Judas, na rua chamada Direito, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando".

    Atos 9.11


    L maravilhoso ver a transformação que ocorreu na vida de Saulo, especialmente em seus relacionamentos. Ele se tornou mais reverente a Deus, conforme podemos observar em sua oração. Como fariseu, ele já devia ter orado muitas outras vezes, ou pelo menos lido algumas orações, publicamente ou quando estava sozinho. Mas agora ele podia desfrutar de um novo acesso a Deus através de Cristo e de uma nova percepção da paternidade de Deus quando o Espírito Santo testemunhou em seu espírito que ele era filho de Deus. Como expressou R. G. H. Lenski, comentarista luterano: "O leão feroz se transformou em um manso cordeiro".


    O relacionamento de Paulo com a igreja mudou completamente. Quando Ananias visitou Saulo e lhe impôs as mãos, dirigiu-se a ele como "irmão Saulo" ou "Saulo, meu irmão". Essas palavras sempre me emocionam. Elas devem ter soado como música aos ouvidos de Saulo. O quê? O arquiinimigo da igreja recebido como irmão? Sim! Paulo levantou-se e foi batizado na comunidade cristã. Três anos depois, em Jerusalém, os discípulos ainda estavam céticos quanto à conversão de Paulo, mas Barnabé o levou até eles. Devemos dar graças a Deus por Ananias, em Damasco, e por Barnabé, em Jerusalém. Se eles não tivessem dado as boas-vindas a Paulo, a história da igreja seria outra.


    Por fim, Paulo tinha agora uma nova responsabilidade para com as pessoas. Já na estrada de Damasco, Jesus lhe havia dito que ele precisava dar testemunho de tudo que havia visto e ouvido. E Ananias confirmou seu chamado como apóstolo aos gentios. Ele também foi advertido de que sofreria. De fato, ele precisou ser retirado às escondidas de Damasco e fugir para Jerusalém. Assim, a história da conversão de Saulo começa com sua chegada a Damasco levando uma autorização oficial do sumo sacerdote para prender os cristãos e termina com sua chegada a Jerusalém, como fugitivo.


    O mundo está cheio de pessoas como Saulo. Pessoas inteligentes e íntegras, mas inflexíveis e intolerantes em relação a Cristo. Não podemos perdera perspectiva de que essas pessoas precisam primeiro se converter para que seus relacionamentos sejam transformados. Exaltemos a graça de Deus.