• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Por que Deus ordena nos converter se somos incapazes?




    “Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?”

    Ezequiel 18:31

    A resposta é óbvia – Houve um tempo que o homem tinha o poder. Deus nos deu um estoque de santidade, mas o jogamos fora. Se um patrão dá o seu dinheiro a um empregado para empregar em seu serviço, e este o desperdiça e o rouba, não pode o patrão exigir seu dinheiro dele? Embora tenhamos perdido nossa capacidade de obedecer, Deus não perdeu Seu direito de ordenar.


    A Lei mostra não nossa capacidade, mas nossa falência e incapacidade. Só Ele agora (Deus) por sua Graça soberana pode conceder, como disse Agostinho, aquilo que Ele ordena (Fala de Agostinho que deu início a controvérsia com Pelágio ) – Deus exige um novo coração – somos incapazes – O que Ele faz?


    Soberanamente Ele dá a quem ele quer: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.


    Ezequiel 36:26-27