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    Justificado, pois, pela Fé - Thomas Watson (1620-1686)





    a.       O que quer dizer justificação?


    É uma palavra emprestada dos tribunais. Refere-se a uma pessoa acusada que é declarada justa e publicamente absolvida. Quando Deus justifica uma pessoa, declara a pessoa justa e olha para ela como se não tivesse pecado.


    b.      Qual a fonte da justificação?

    A causa, ou o motivo interior que a estimula ou a base da justificação é a livre graça de Deus: "Sendo justificados livremente por sua graça". Ambrósio, expondo sobre a justificação, diz que ela não é "da graça produzida internamente por nós, mas da livre graça de Deus". A primeira engrenagem que põe todo o restante em funcionamento é o amor e o favor de Deus, assim como um rei livremente perdoa um delinquente. A justificação é uma misericórdia provinda das entranhas da livre graça. Deus não nos justifica porque temos valor, mas ao nos justificar nos faz de grande valor.


    c.       Qual é o fundamento pelo qual o pecador é justificado?


    O fundamento de nossa justificação é a satisfação que Cristo proporciona às exigências de Deus Pai. Pode-se perguntar: "Como se relacionam a justiça e a santidade de Deus quando ele nos declara inocentes visto que somos culpados?" A resposta é: "Quando Cristo satisfez nossas faltas, Deus pôde, em equidade e em justiça, declarar-nos justos". É uma coisa justa um credor perdoar alguém que deve uma grande quantia quando ela é paga por um fiador.


    d.      A satisfação obtida por Cristo tem mérito suficiente para justificar?


    Sim, plenamente na natureza divina de Cristo. Como homem, Cristo sofreu, como Deus, satisfez. Pela morte e pelos méritos de Cristo, a justiça de Deus foi mais abundantemente satisfeita do que se tivéssemos sofrido as dores do inferno para sempre.

    e. Qual é o método de nossa justificação?


    Pela imputação da justiça de Cristo em nós: "Será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa" (Jr 23.6). "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça" (ICo 1.30). Essa justiça de Cristo, que nos justifica, é melhor que a dos anjos, pois a justiça deles é das criaturas e essa é de Deus.


    f. Qual é o meio ou instrumento de nossa justificação?

    O instrumento é a fé. "Justificados... mediante a fé" (Rm 5.1). A dignidade não está na fé como uma graça, mas de modo relativo, ao passo que se apega aos méritos de Cristo.


    g. Qual é a causa eficiente de nossa justificação?


    Toda a Trindade, visto que todas as pessoas da bendita Trindade participam da justificação de um pecador: Deus, o Pai, justifica: "É Deus quem os justifica" (Rm 8.33). Deus, o Filho, justifica: "E, por meio dele, todo o que crê é justificado" (At 13.39). Deus, o Santo Espírito, justifica: "Mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (ICo 6.11). Deus, o Pai, justifica ao nos declarar retos; Deus, o Filho, justifica ao impor sobre nós sua justiça; e Deus, o Espírito Santo, justifica ao clarificar nossa justificação e nos selar até o dia da redenção.


    h. Qual é o propósito de nossa justificação?


    i. A glorificação eterna de Deus
    A finalidade é que Deus herde louvores: "Para louvor da glória de sua graça" (Ef 1.6). Pela justificação, Deus levanta os eternos troféus de sua própria honra. Quanto o pecador justificado proclamará o amor de Deus e levará os céus a ressoarem com os louvores ao nome do Senhor.


    ii. A glorificação eterna do justificado. O fim de nossa justificação é que a pessoa justificada herde a glória. "Aos que chamou, a esses também justificou" (Rm 8.30). Deus, quando justifica, não somente absolve a alma culpada, mas dignifica. Como José, que não foi somente solto da prisão, mas feito senhor do reino, a justificação é coroada com a glorificação.