• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Encha-se de expectativa – Richard Baxter (1615 -1691)


    Tome para si a responsabilidade de elevar seus sentimentos em todas suas atividades para mais próximo do céu.

    As realizações dos homens e o que eles recebem de Deus são respostas aos desejos e aos objetivos deles mesmos; pois eles acham aquilo que buscam com sinceridade. A finalidade de Deus ao estabelecer suas ordenanças era que elas fossem degraus para nosso descanso, e as escadas por meio das quais, em submissão a Cristo, podemos ascender, em nossos sentimentos, diariamente a ele. Permita que essa seja sua finalidade, como foi a de Deus ao ordená-las, e, indiscutivelmente, essas ordenanças não serão infrutíferas.

    Embora os homens estejam pessoalmente bem distantes uns dos outros, ainda assim eles podem manter um relacionamento por meio de cartas. Como os homens se alegram com algumas linhas de um amigo, embora não possam vê-lo face a face! Que alegria temos quando lemos as expressões de seu amor; ou quando lemos a respeito da prosperidade e bem-estar de nosso amigo!  E não podemos ter um relacionamento com Deus por meio de suas ordenanças, embora estejamos bem distantes dele? Nosso espírito não pode regozijar-se ao ler essas linhas que contêm nosso legado e nossa garantia de que temos o céu? Com que alegria podemos ler as expressões de amor e ouvir sobre nossa posição no país celestial! Com que gritos triunfais aplaudimos nossa herança, apesar de ainda não termos a felicidade de vê-la!

    Homens separados por mares e terras podem, mesmo assim, por meio do relacionamento por cartas, fazer grandes e proveitosos negócios, cujo valor chega às vezes ao equivalente de todos seus bens e suas terras; e os cristãos, por meio da sábia melhoria de suas responsabilidades, não podem seguir adiante com esse feliz intercâmbio para obter esse descanso? Portanto, não venha com finalidades menores as suas responsabilidades; renuncie à formalidade, ao hábito e ao aplauso. Quando você se ajoelha em segredo ou em uma oração coletiva, permita que isso aconteça com a esperança de conseguir com que seu coração chegue mais próximo de Deus, antes de se levantar.

    Quando você abre sua Bíblia, ou qualquer outro livro, permita que isso aconteça com a esperança de encontrar uma passagem que contenha uma verdade divina, e outras com tantas bênçãos do Espírito, a ponto de seus sentimentos se aproximarem do céu e lhe darem a possibilidade de o saborear mais plenamente. Quando você põe os pés à porta de sua casa, para ir para suas ordenanças ou culto, diga: "Espero que, antes de voltar para casa, obtenha algo de Deus que faça com que meus sentimentos se elevem; espero que o Espírito venha me encontrar e adoçar meu coração com os deleites celestiais; espero que Cristo apareça para mim em meu caminho, brilhe ao meu redor com a luz do céu, e deixe-me ouvir sua voz instrutiva e rever a Gósen reavivadora, e faça com que as escamas caiam de meus olhos para que possa ver a glória de uma forma que jamais vi; espero que antes que volte a minha casa, o Senhor pegue meu coração em sua mão, e traga-o para ter uma visão do descanso, e deposite-o na presença de seu Pai para que eu possa retornar, como os pastores após a visão celestial, glorificando e louvando o Senhor por todas as coisas que ouvi e vi!". Se essa for nossa finalidade e nosso caminho, quando começarmos nossas responsabilidades, não seremos tão estranhos ao céu.