• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Sinais de um Cristão Autêntico - William Guthrie (1620-1665)




    Venho tentando descrever os sinais de um cristão autêntico. Já escrevi sobre três sinais especiais, entre outros, que mostram se alguém é um verdadeiro crente em Jesus Cristo ou não. Primeiro, os crentes são esvaziados de toda justiça própria - sabem que são pecadores e que, sem Cristo, estão perdidos e distantes de Deus. Em segundo lugar, os crentes são totalmente satisfeitos com Jesus Cristo como o único Salvador dos pecadores perdidos. Jesus é tudo o que precisam e é precioso para eles. Em terceiro lugar, os crentes são pessoas que se voltam total e completamente para Jesus Cristo, para fazer a Sua vontade e agradá-1o. Mencionei muitos outros sinais do verdadeiro crente em Jesus Cristo -mas esses três estão entre os mais importantes.  


    A medida em que leu essas coisas, talvez você tenha percebido que não tem esses sinais do verdadeiro crente em sua vida. É provável que sequer tenha coragem de reivindicar esses sinais para você mesmo. Bem, nos próximos capítulos quero dizer algo que espero possa auxiliá-lo. Quero ajudá-lo a chegar a ter essa verdadeira fé no Senhor Jesus Cristo. Se você sabe que não é um verdadeiro crente, então é seu dever vir ao Senhor Jesus Cristo, pois é através dEle que Deus salva os pecadores, e somente por meio dEle você terá certeza do amor e perdão de Deus.  

    Antes de começar a falar sobre o que significa confiar em Jesus Cristo, quero deixar algumas coisas claras. Por exemplo, quando Adão pecou e comeu do fruto proibido por Deus, trouxe a morte para todos nós. Romanos 5:12 nos diz que por um homem o pecado entrou no mundo, e a morte em razão do pecado; desse modo, a morte atingiu a toda a raça humana, pois todos os seus membros haviam pecado. Somos todos pecadores - nossa natureza humana é pecadora - pois viemos de Adão, cujo pecado infectou e arruinou a todos nós.  

    Não obstante, Deus planejou resgatar as pessoas do pecado e salvá-las através de Jesus Cristo. Prometeu inclusive a Adão e Eva que o Filho de Deus, Jesus Cristo, derrotaria satanás e o mal, pois Deus lhes disse que a semente da mulher feriria a cabeça da serpente (Gen. 3:15).  

    Concluindo, Deus prometeu estar em paz com todos que procurassem a salvação do pecado através de Jesus Cristo. Pertencem todos a um novo pacto feito entre Deus e eles mesmos, através de Jesus Cristo - um acordo, através do qual, Deus expiará seus pecados e que eles se tornarão Seu povo.  

    Mesmo assim, sempre houve pessoas que fingiram ser servos de Deus, porém não eram em seus corações. Ao longo da história, e ainda hoje, existem aqueles que compreendem que Jesus Cristo é o único caminho para Deus, mas ainda assim, não importa o que digam, não O amam nem O obedecem de fato. Podem gozar de muitos benefícios do cristianismo, contudo realmente não mudaram por dentro. Como o Salmo 79, versículo 37, coloca, "seus corações não são retos para com Deus". Poucas são as pessoas que verdadeira e honestamente vêm a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, pois a Bíblia nos diz que o caminho que leva à vida é estreito e poucos são os que conseguem encontrá-lo (Mat. 7:14). A Bíblia também nos diz que "muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" (Mat. 20:16). Pensando sobre essas afirmações, deveríamos querer ter certeza se pertencemos ou não ao povo de Deus.  

    Por último, embora seja verdade que Deus chama os pecadores a Si, também é fato que pecadores vêm a Jesus Cristo. A Bíblia fala nos dois casos. Não podemos evitar nossa obrigação de vir a Jesus, simplesmente dizendo que só os escolhidos de Deus chegarão a Ele. A Bíblia nos conclama a crer em Jesus Cristo e a recebê-lo: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Todavia Filipenses, capítulo 1, versículo 29, torna claro que nos é dado crer. O poder para crer em Jesus Cristo, para recebê-1o, nos é dado por Deus; porém somos exortados a crer em Jesus e a recebê-1o. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei", disse Jesus (Mat. 11:28).  

    Espero que você possa entender inicialmente esses poucos pontos. Espero que possa perceber que devemos vir a Jesus Cristo e recebê-lo. Mesmo assim, que significa receber a Jesus Cristo e concordar com o plano de Deus para salvação através dEle? Primeiro, significa abandonar qualquer pensamento de salvar a nós mesmos do pecado. Precisamos perceber que somos incapazes de conseguir recuperar a amizade de Deus por nós mesmos; nós a perdemos por causa dos nossos pecados. Não podemos salvar a nós mesmos da ira de Deus, que nós merecemos. Devemos esquecer completamente as tentativas de conseguir o favor de Deus por nossos próprios esforços.  

    Em segundo lugar então, devemos dar valor a Jesus Cristo como o único que pode nos dar uma nova vida e a verdadeira felicidade. Temos que perceber que Deus nos indica o Senhor Jesus Cristo como o único que pode ficar entre pecadores como nós e um Deus santo, trazendo pessoas pecadoras de volta para Deus. Devemos nos confiar a Jesus Cristo, assim como estamos, dependendo somente de Sua misericórdia para nos ajudar e salvar. Isso se chama fé, ou crer; é receber a Cristo ou acreditar em Seu nome, como o Evangelho de João o coloca no capítulo 1, versículo 12. Essa é a segunda parte relacionada a concordar com o plano de salvação de Deus.  

    Aceitar a Jesus Cristo significa duas coisas. Significa desistir de todo o esforço próprio para nos colocar de bem com Deus, sabendo que jamais poderemos merecer Seu perdão. Significa, também, voltar-se para Jesus Cristo, sabendo que Ele é o único que pode nos trazer o perdão e a paz de Deus. É Ele que Deus mandou ao mundo para fazer isto: buscar e salvar o que estava perdido. 

    Deixe-me lembrá-lo que é seu dever aceitar a Jesus Cristo no sentido que acabei de explicar. Se quiser ter certeza da salvação do pecado e do favor de Deus, então você deve vir a Jesus Cristo, sabendo que somente Ele pode dar-lhe a paz de Deus.  

    Deus ordena que você venha a Cristo. Como já vimos, o próprio Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mat. 11:28). 1 João capítulo 3, versículo 23, nos diz que "o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo". Cumprir esse dever nos dá o direito de sermos chamados filhos de Deus, pois como o Evangelho de João, capítulo 1, versículo 12, diz: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome".  

    Esse é o único caminho para chegar a Deus. Somos aceitos por Deus somente através de Jesus Cristo, o amado Filho de Deus. E tudo "para louvor e glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado (Jesus Cristo)" (Ef. 1:6). Não importa o que mais tenhamos, se não recebemos a Jesus Cristo e aceitamos o caminho de Deus para a salvação por Ele, então não há esperança para nós - não estamos salvos do pecado, não somos aceitos por Deus e nada que façamos pode agradá-1o. "Sem fé é impossível agradar-lhe" (Heb. 11:6). "Quem não crê já está condenado; não verá a vida; mas a ira de Deus sobre ele permanece" (João 3:18, 36). Se não cremos que o único caminho para Deus é Jesus Cristo, que morreu na cruz, que foi pré-anunciado pelos profetas, e que se mostrou Filho de Deus por Seus muitos atos - se não cremos nisso, morreremos em nossos pecados. O próprio Senhor Jesus disse: "se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" (João 8:24).  

    Enfim, devo dizer que é absolutamente necessário aceitar a Jesus Cristo como Salvador dos pecadores. Lembre-se que sem Jesus você está perdido - e Deus diz: "quem quiser, tome de graça a água da vida" (Apoc. 22:17). Lembre-se que Deus não recusará a ninguém que deseje ser salvo do pecado; pois como Hebreus 7:25 nos diz: Ele "pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus" (i.e., através da confiança em Jesus Cristo).