• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    A CEGUEIRA ESPIRITUAL DAS CRIATURAS HUMANAS - João Calvino



    -O TESTEMUNHO DA BÍBLIA QUANTO À CEGUEIRA ESPIRITUAL DAS CRIATURAS HUMANAS-



    Todavia, visto que, embriagados por falsa opinião de nossa perspicácia, dificilmente nos deixamos persuadir de que nas coisas divinas essa razão é inteiramente cega e parva, sou de parecer que mais satisfatoriamente se haverá de comprovar isto por testemunhos da Escritura que por argumentos. João ensina isto mui esplendidamente na passagem que há pouco citei [Jo 1.4-5], quando escreve que desde o início a vida estivera em Deus, e essa vida era a luz dos homens; que essa luz brilha nas trevas e não é compreendida pelas trevas.

    Nesta passagem indica-se certamente que a alma do homem é iluminada pelo fulgor da divina luz de tal sorte que nunca é inteiramente destituída um mínimo sequer de sua tênue chama, ou no mínimo de uma centelha, mas mesmo com essa iluminação não compreende a Deus.

    Por que é assim? Porque sua capacidade quanto ao conhecimento de Deus é mera escuridão. Pois, quando o Espírito chama aos homens trevas, ao mesmo tempo os despoja de toda faculdade de entendimento espiritual. Razão por que os fiéis, que a Cristo abraçam, afirma serem nascidos não de sangue, nem da vontade da carne ou da vontade do homem, mas de Deus [Jo 1.13]. Como se estivesse dizendo que a carne não é capaz de tão sublime sabedoria que possa conceber a Deus e ao que é de Deus, a não ser que seja iluminada pelo Espírito de Deus. Como o atestou Cristo, que essa foi revelação especial do Pai, a qual foi reconhecida por Pedro [Mt 16.17].

    0 comentários: