• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    TENTAR - C. H. SPURGEON



    Dentre todas as belas canções que já ouvi em minha juventude, esta é uma das que mais gosto:

    Se você não tiver êxito,
    Tente, tente, tente de novo.

    Eu recomendo isso para adultos que estão desanimados e imaginando que a melhor coisa que podem fazer é desistir. Ninguém sabe do que é capaz até tentar. Quando terminaram de fazer o pudim, o Joãozinho disse para o Henrique: "Agora, terminamos a tarefa". Toda tarefa nova é sempre difícil, mas um pouco do ungüento TENTAR esfregado na mão e trabalhado no coração faz com que todas as coisas fiquem fáceis.
    O não posso fazer atola na lama, mas o tentar rapidamente desatola a carroça. A raposa disse para si mesma: Tente, e fugiu dos cães de caça quando quase a abocanharam. As abelhas disseram: "Tente", e transformaram flores em mel. O esquilo disse: "Tente" e pulou para o topo da faia. O narciso disse: "Tente", e floresceu nas neves frias do inverno. O sol disse: "Tente", e a primavera logo atirou o Joãozinho Gelado da sela. A jovem cotovia disse: "Tente", e descobriu que suas novas asas a levaram acima das cercas e dos fossos e para o alto, onde seu pai cantava. O boi disse: "Tente", e arou o campo de um lado ao outro. Nenhuma montanha é muito escarpada para o Tente subir, nenhuma terra é muito dura para o Tente arar, nenhum campo é muito encharcado para o Tente drenar, nenhum buraco é muito grande para o Tente fechar.


    Com pequenos golpes
    O homem derrubou grandes carvalhos.


    Com um golpe de pá de cada vez, os trabalhadores cavaram a passagem, abriram um buraco grande na montanha e fizeram o canal.
    A pedra é dura, e o pingo pequeno, mas a queda constante fura a pedra.


    O que o homem fez, o homem pode fazer; e o que ele nunca fez, poderá ser feito. Lavradores se transformam em cavalheiros, sapateiros transformam suas pedras de bater couro em ouro, e alfaiates florescem como membros do Parlamento. Vocês, jovens cheios de esperança, arregacem as mangas de suas camisas e comecem a trabalhar. Onde há um desejo, há um caminho. O sol brilha para todo mundo. Acreditem em Deus, agarrem-se ao trabalho árduo e verão que as montanhas são removidas. Um coração tímido nunca conquista uma mulher formosa. Alegria, jovens, alegria, Deus ajuda os que se ajudam. Não brinquem com a sorte – isso foi o que aconteceu com o tolo quando se matou comendo pudim de sebo; o melhor remédio para todas as feridas é óleo medicinal e emplastro adesivo.
    Não espere os ajudantes. Usem seus braços fortes que são amigos antigos. O próprio homem. Se a raposa quiser aves para seus filhotes, ela mesma tem de matar as galinhas. Nenhum de seus artifícios pode ajudar a lebre, ela precisa correr por si mesma, ou os cães de caça cinzentos a caçam. Cada homem precisa carregar sua saca grão até o moinho. Você precisa pôr o ombro na roda e mantê-lo lá porque há muitos sulcos na estrada. Se você esperar até que todas as estradas estejam pavimentadas, morrerá antes de fazer o que deve. Se sentar à espera de que os grandes homens o carreguem nas costas, você não sai do lugar. Suas próprias pernas são melhores que pernas de pau; não olhe para os outros, mas confie em Deus e mantenha sua pólvora seca.
    Não fique lamentando por não ter um bom começo. Se você atirar um homem sensato pela janela, ele vai em pé e pergunta qual o caminho mais próximo para seu trabalho. Quanto mais você tiver no começo, menos você terá no final. O dinheiro que você ganha por si mesmo é mais brilhante e mais doce do que o que você consegue da mala de homens mortos. Um café da manhã escasso estimula o apetite para a festa no fim do dia. Quem come uma maçã azeda deleita-se mais com uma doce; sua vontade atual torna a prosperidade futura mais fácil. Com dezoito centavos muitos mascates fundaram negócios e os mantiveram até terem carruagem. Não ache defeitos no lugar em que vive. Você precisa ser um cavalo só porque nasceu em um estábulo? Se um homem é arremessado para o alto por um touro, qualquer lugar em que caia é bom. Um trabalhador jovem, esforçado e habilidoso faz dinheiro onde outros nada fariam além de perder dinheiro.


    Quem ama seu trabalho e sabe poupar,
    Vive e floresce em qualquer lugar.

    Quem espera encontrar cerejas sem pedras ou rosas sem espinhos? O mesmo acontece com as pequenas dificuldades. O que pode vencer deve aprender a tolerar. A preguiça fica na cama com síndrome de insatisfação permanente, enquanto a diligência consegue saúde e prosperidade. O cão late no canil por causa das pulgas, já os cães de caça nem toma conhecimento delas. A preguiça espera o rio secar e nunca vai ao mercado; tente atravessá-lo a nado e fazer todos os negócios. O não posso fazer não conseguiu comer o pão com manteiga que foi cortado para ele, mas o Tente conseguiu extrair carne de cogumelos.
    Todos os que não progridem põem a culpa na competição. Quando o vinho é roubado dizem que foram os ratos; é muito conveniente ter um cavalo em quem pôr o arreio. Um rato encontra qualquer buraco, por isso, é bom que a sala esteja sempre totalmente cheia de gatos. Os bons trabalhadores são sempre requisitados. Há sempre uma moeda para ser trocada na pior barraca da feira. Nenhum barbeiro é perfeito, sempre outro barbeiro vai encontrar algo que ficou bom. Nada é tão bom, exceto aquilo que poderia ser melhor; e quem vende o melhor vence a negociação. Os adivinhos de bares nos têm dito que todos nos aposentaremos por causa das novas máquinas. Em vez disso, essas máquinas de debulhar, e colher, e de fazer feno ajudaram a tornar esses homens melhores do que os que tiveram sagacidade suficiente para imaginá-las. Se, ao arar, um homem não tiver uma alma superior continuará pobre; mas se ele abrir os olhos e aprender um pouco aqui e ali, até o mais inexperiente melhora. Dizem que hoje as coisas estão difíceis; estão mesmo, e se vocês ficarem boquiabertos com isso e começaram a devanear, os tempos sempre serão ruins.
    Muitos não progridem porque não têm coragem de começar com seriedade. O valor da nata repousa na dificuldade em consegui-la. O golpe rápido é metade da batalha. Abaixe esse jarro de cerveja, levante a bandeira do Tente, depois, saia para o seu trabalho, fique longe dos bancos de financiamento, e, então, você será um homem. Homens pobres serão sempre pobres se pensarem que deve ser assim. Mas sempre há um meio de sair da pior pobreza se o homem procurar logo por ele, antes de ter uma esposa e meia dúzia de filhos; depois disso, ele carrega muito peso para a corrida e, com freqüência, tem de se contentar em conseguir pão para as bocas famintas e roupas para os pequenos ombros. Até agora não sei porque algumas galinhas ciscam para ter um grande número de pintinhos. Para os jovens a estrada em direção ao topo do morro pode ser difícil, mas de qualquer forma ela está aberta a todos. Contudo, os que mantêm ânimo firme contra a cerveja ainda têm uma ladeira íngreme à frente. O que foi difícil de fazer deixa uma lembrança doce. Se os jovens conseguirem negar a si mesmos, trabalhar duro, viver com dificuldade e desfrutar sua juventude; eles não têm de ser lapidados arduamente a vida toda como muitos. Deixe que sejam abstêmios por amor à economia; a água é a bebida que dá mais força, ela move moinhos, é a bebida dos leões e dos cavalos, e Sansão nunca bebeu outra coisa. Em pouco tempo constrói-se uma casa com o dinheiro da cerveja.
    Se você quiser fazer bem no mundo a palavrinha "Tentar" aparece de novo. Há muitas formas de servir a Deus e algumas que se ajustam a você como a chave no cadeado. Não se detenha porque você não pode pregar na igreja de São Paulo; fique feliz por falar para uma ou duas pessoas em sua aldeia. O trigo de boa qualidade também cresce em campos pequenos. Você pode cozinhar em panelas pequenas e também em grandes. Pequenas pombas podem carregar grandes mensagens. Mesmo um cão pequeno late para o ladrão, acorda o dono e salva a casa. Uma fagulha também é fogo. Uma frase da verdade contém o paraíso. Faça o que fizer totalmente certo, ore para isso com sinceridade e entregue o resultado para Deus.
    Pena! Muitas desprezam o conselho, como a boa semente em uma rocha dura. Você pode ensinar uma vaca por sete anos, mas ela nunca aprenderá a cantar um hino. Em relação a muitas pessoas parece verdade que quando nasceram, Salomão passou pela porta, mas não entrou. O brasão deles é um boné de bobo sobre a cabeça de um burro. Eles dormem quando é hora de arar, e choram quando chega a época da colheita. Eles comem todas as cenouras no jantar e se perguntam se sobrou alguma coisa para o café da manhã. Nossos trabalhadores são vergonhosamente esbanjadores, e, por isso, a velha Inglaterra se enche de pobres. Se o que vêem ao luar estivesse no cocho, as famílias seriam mais bem alimentadas e orientadas. Se o que é gasto em desperdício fosse economizado para os dias de chuva, não haveria necessidade de asilos.

    Se todo homem dissesse tente, pelo menos uma vez,
    Muito poucos se deitariam na palha,
    Menos ainda morreriam por causa da escassez;
    E todas as frigideiras teriam peixe;
    Os porcos encheriam os chiqueiros dos pobres;
    A miséria cessaria e a necessidade voaria;
    Esposas e crianças parariam de chorar;
    Os preços não aumentariam tanto-
    As coisas não se desviariam tanto-
    Você ficaria satisfeito, e eu também.

    0 comentários: