• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Das obras de Clemente – (Eusébio de Cesaréia).



    1. De Clemente, por outro lado, conservaram-se entre nós os Stromateis, os oito livros inteiros, aos quais se dignou intitular: De Tito Flávio Clemente, Stromateis das Memórias gnósticas segundo a verdadeira filosofia.
    2. De igual número que estes são seus livros intitulados Hypotyposeis, nos quais menciona expressamente Panteno como seu mestre e expõe suas interpretações das Escrituras e suas tradições.
    3. Há também de Clemente um Discurso aos gregos, O Protréptico, e três livros da obra intitulada O Pedagogo; outro tratado seu, o assim chamado Quem é o rico que se salva?, e o tratado Sobre a Páscoa; e tratados Sobre o jejum e Sobre a maledicência, assim como a Exortação à paciência ou Aos recém-batizados, e o intitulado Cânon eclesiástico ou Contra os judaizantes, que ele dedicou ao mencionado bispo Alexandre.
    4. Agora bem, nos Stromateis fabricou-se uma tapeçaria de citações não somente da divina Escritura, mas também das obras dos gregos, sempre que lhe parecia que também eles haviam dito algo aproveitável. E menciona as opiniões do povo, enquanto explica as dos gregos e as dos bárbaros;
    5. e além disso emenda as falsas opiniões dos heresiarcas, desdobra uma grande informação e nos proporciona a base de uma sábia e variada instrução. Com tudo isto mistura também as opiniões dos filósofos, de onde provavel­mente se originou que inclusive o título dos Stromateis se ajustasse ao tema.
    6. Nos mesmos livros faz também uso de testemunhos tomados das Escrituras discutidas: das chamadas Sabedoria de Salomão e Sabedoria de Jesus (filho) de Sirac; da Carta aos Hebreus, das Cartas de Barnabé, de Clemente e de Judas;
    7. e menciona o discurso de Taciano Contra os gregos e também a Cassiano por haver composto uma Cronografia, e também os escritores judeus Fílon, Aristóbulo, Josefo, Demétrio e Eupolemo, por todos eles haverem demons­trado em seus escritos que Moisés e o povo judeu eram mais antigos do que as origens dos gregos.
    8. De muitos outros ensinamentos úteis estão cheias as mencionadas obras deste homem. Na primeira delas declara sobre si mesmo que está muito próximo da sucessão dos apóstolos, e nela promete escrever também um comentário do Gênesis.
    9. E em seu tratado Sobre a Páscoa confessa que foi compelido por seus companheiros a colocar por escrito, em proveito dos que viessem depois, as tradições que ele teve a sorte de ouvir da boca dos antigos presbíteros, e menciona Meliton, Irineu e alguns outros, dos quais inclusive cita passagens.


    0 comentários: