• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    QUE BOAS ABRAS MORAIS? - CALVINO



    IMPROCEDÊNCIA DO MÉRITO DAS CHAMADAS BOAS OBRAS MORAIS, ADVOGADO PELOS ESCOLASTAS, ALIÁS UMA POSIÇÃO SEMIPELAGIANA, JÁ QUE TODO MÉRITO RESIDE EM CRISTO


    Com efeito, já faz muito tempo que o mundo tem sido ensinado de modo bem diferente. Foram descobertas não sei que boas obras morais, mercê das quais os homens se tornam aprazíveis a Deus antes que sejam enxertados em Cristo. Como se de fato a Escritura esteja mentindo quando diz que todos quantos não possuem o Filho estão mortos! [1Jo 5.12]. Se estão mortos, como gerariam matéria devida? Como se isto nada valesse: que tudo quanto se faz fora da fé é pecado! [Rm 14.23].
    Como se de uma árvore má possam ser produzidos bons frutos! [Mt 7.18; Lc 6.43]. Aliás, que estes pestilentíssimos sofistas deixaram a Cristo em que haja de manifestar seu poder? Dizem que Cristo mereceu para nós a primeira graça, isto é, a ocasião de merecer; mas que em nossa mão está não desperdiçarmos a ocasião oferecida.226 Oh, abjeta impudência de impiedade! Quem esperaria que os que professaram o nome de Cristo, assim desnudado de seu poder, não só ousariam calcá-lo aos pés? Este testemunho a cada passo fornece a Escritura: que todos quantos foram justificados nele crêem. Estes sofistas, porém, ensinam que dele não nos advém nenhum outro benefício, senão que a cada um se abre o caminho para que a si próprios se justificarem.
    Prouvera que, de fato, pudessem provar o que tais afirmações significam: “Todos quantos têm o Filho de Deus têm a vida” [1Jo 5.12]; “Todo aquele que crê passou da morte para a vida” [1Jo 5.24]; “Que fomos justificados por sua graça, para que nos tornássemos herdeiros da vida eterna” [Tt 3.7]; que Cristo reside nos fiéis [1Jo 3.24], através de quem possam achegar-se a Deus; participam de sua vida, com ele se assentam nos páramos celestiais [Ef 2.6]; “foram transladados para o reino de Deus” [Cl 1.13] e alcançaram a salvação. E inumeráveis referências similares.
    Pois não querem dizer que através da fé em Cristo resulta apenas a capacidade ou de efetuar a justiça, ou de adquirir a salvação; pelo contrário, que uma e outra nos são dadas por ele. Portanto, tão logo foste enxertado em Cristo através da fé, já te tornaste filho de Deus, herdeiro dos céus, participante da justiça, possuidor da vida e, para que melhor sejam argüidos de sua falsidade, não adquiriste a oportunidade de granjear méritos, senão que todos os méritos são de Cristo, pois eles deveras o comunicam a ti.

    0 comentários: