• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    O Pecado Original - João Calvino


    A QUEDA DE ADÃO E O PECADO ORIGINAL

    Com muita razão o antigo provérbio conclama o homem a busca o conhecimento de si mesmo. Mas quanto mais importante seja este conselho, tanto mais diligentemente devemos guardar-nos contra o uso errôneo dele.

    Certos filósofos o promoveram com a finalidade de levar o homem ao conhecimento da sua própria dignidade e excelência, de modo que possa ser enchido com vã confiança e orgulho; ao passo que o verdadeiro conhecimento de si mesmo consiste em conhecer os poderes e privilégios que Deus nos deu na Criação, como também a condição miserável à qual fomos reduzidos pela queda de Adão. Tal é o conhecimento próprio que a verdade de Deus recomenda e requer, cujo conhecimento nos despojará de toda a confiança em nosso poderes, e nos fará humildes, mostrando-nos que nada temos do que jactar-nos.

    Tenho plena consciência que o esquema de doutrina que nos leva a pensar em nossas próprias excelências é mais popular do que aquele que nos mostra nossa pobreza vergonhosa e miserável. Nada é mais bem-vindo à mente humana do que a lisonja; e, portanto, quando o homem ouvi os louvores dos seus poderes naturais, está por demais pronto a escutar e crer. Tal é a cegueira do amor-próprio que facilmente nos persuadimos que nada há de odioso na natureza humana. Mas se prestarmos atenção a mestres que dirigem nossos pensamentos às nossas próprias excelências, ficaremos envolvidos na ignorância mais grosseira, e nunca poderemos chegar a um verdadeiro conhecimento de nós mesmos.
    k
    k
    Este texto está no tópico - João Calvino

    0 comentários: