• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    A Justificação pela Fé e os Pais Eclesiasticos


    Outro dia vi alguém acusando Lutero de ter inventado a doutrina da Justificação somente pela fé (graça) - pelos méritos exclusivos de Cristo.
    k
    Na verdade, como é exatamente isso que a Bíblia ensina, a acusação é vazia. Mais é verdade que tembém os Pais Eclesiásticos afirmavam e a ensinavam muito antes da Reforma.

    Clemente de Roma (A tradição diz ser o mesmo mencionado em Filipenses 4.3) - Em sua carta aos Coríntios diz: "Nós também, sendo chamados mediante Sua vantade em Cristo, não somos justificados por nós mesmos, nem por nossa própria sabedoria, ou entendimento, ou piedade, ou obras que temos feito com pureza de coração, porém, pela fé... (Epístola aos Coríntios).

    Inácio - um discípulo do apóstolo João, escreveu: "A Sua cruz, a Sua morte, a Sua ressurreição e a fé que vem por meio dEle, são as minhas garantias imaculadas; nessas, pelas suas orações, acredito que tenho sido justificado" (Epístola aos de Filadélfia).

    Policarpo (falecido em 155 dC) - também um discípulo de João, escreveu: "Eu sei que mediante a graça você é salvo, não por obras, mas sim, pela vontade de Deus em Jesus Cristo." (Epístola aos Filipenses)

    Justino Mártir (falecido em 165 dC), escreveu: "Não mais pelo sangue de bodes e carneiros, nem pela cinzas de uma novilha... são purificados...
    k
    k
    Este texto está no tópico - Patrística

    0 comentários: