• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Rapsódia (Canto) 01


    A ODISSÉIA - HOMERO



    Rapsódia I

    Assembléia dos deuses. Exortação de Atena a Telêmaco

    Ó Musa, fala-me do solerte varão, que, depois de ter destruído a cidade sagrada de Tróia, andou errante por muitas terras, viu as cidades de numerosas gentes e conheceu-lhes os costumes; e, por sobre o mar, sofreu no seu coração aflições sem conta, no intento de salvar a sua vida e de conseguir o regresso dos companheiros. Mas, não obstante o seu desejo, não os salvou, pois pereceram por desatino próprio os insensatos, que devoraram as vacas do Sol, filho de Hiperíone, pelo que este não os deixou ver o dia do regresso. Deusa, filha de Zeus, conta-nos a nós também algumas dessas empresas, começando por qualquer delas.

    Já estavam todos na pátria os que, na guerra e no mar, tinham escapado a uma cruel morte; Ulisses era o único que suspirava pelo regresso e pela esposa, detido numa côncava gruta pela veneranda ninfa Calipso, a deusa preclara, que o desejava para marido. E, quando, no curso dos tempos, chegou a época decretada pelos deuses para ele voltar a Ítaca, a sua pátria, nem sequer então, estando entre os que lhe eram caros, foi livre de trabalhos. Todos os deuses se compadeciam dele, exceto Posêidon, que permaneceu encolerizado contra o deiforme Ulisses, enquanto não chegou à sua terra.

    Ora o deus tinha ido à afastada região dos Etíopes - povo que vive nos confins da terra e se divide em dois ramos: um para o lado do poente e outro para o levante, - a fim de receber uma hecatombe de touros e de cordeiros. E, enquanto se deliciava, assentado à mesa do festim, os outros deuses reuniam-se no palácio de Zeus Olímpico. O primeiro a falar foi o pai dos homens e dos deuses, porquanto tinha presente, no seu espírito, o irrepreensível Egisto, ao qual matara o famoso Orestes, filho de Agamenon. Lembrado dele, disse aos imortais:


    Clique aqui para continuar

    Este artigo está no tópico - Textos Clássicos

    0 comentários: