• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Períodos da História


    Este é o 2º artigo da série Cenário do Velho Testamento. O anterior é:



    Períodos da História


    Não podemos trazer de volta o passado, mas temos pistas suficientes que nos proporcionam uma ampla visão da vida naqueles tempos. Quando combinamos esses discernimentos com a narrativa bíblica, começamos a obter um quadro verdadeiro crível daqueles eventos.

    Muitos eruditos modernos dizem que a sociedade antiga era primitiva. Mas os seres humanos antigos não eram menos criativos ou inteligentes que nós. Suas invenções (a escrita e a aritmética, por exemplo) lançaram os alicerces de todas as civilizações, passadas e presentes. Na verdade, a maior parte dos característicos da civilização – comércio, dinheiro, lei, guerra e que tais – estavam em evidência nos tempos antigos. Desconhecemos o nome dos inventores e dos gênios políticos que nos deram tais coisas. Conhecemos, porém, o esquema geral da história antiga, e ele nos ajuda a entender o que aconteceu nessa época.


    A – A Revolução Neolítica – Antes do período neolítico ou “Nova Era da Pedra”, que parece ter durado até ao quarto milênio antes de Cristo, a maioria dos povos da Europa e do Oriente Médio viviam em pequenos bandos migratórios. Eram, provavelmente, grupos de famílias que caçavam veado selvagem ou seguiam manadas semi-selvagens que lhes serviam de alimento. Não estabeleciam pontos permanentes de colonização, mas com freqüência retornavam aos mesmos locais e usavam os antigos acampamentos de caça por muitos anos, até mesmo por gerações. Alguns deles continuaram com esta prática muito tempo depois de estabelecerem comunidades permanentes. Os patriarcas, por certo, o fizeram (Gênesis 5-9). Os povos neolíticos domesticaram animais selvagens e desenvolveram a agricultura, com seus métodos de irrigação e armazenamento. Com efeito, a Bíblia diz: “Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha” (Gênesis 9.20). Têm-se encontrado as mais antigas aldeias neolíticas nas montanhas do Norte do Iraque – a área geral onde se diz ter pousado a Arca. Relíquias neolíticas também têm sido encontradas em Jericó e noutras localidades bíblicas em Israel.

    Para continuar, clique aqui

    Este artigo está no tópico – Bíblia e Bibliologia

    O próximo artigo desta série é INFORMAÇÃO SOBRE A VIDA COTIDIANA

    0 comentários: