• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    O Resplandecer do Conhecimento de Deus - João Calvino


    O CONHECIMENTO DE DEUS RESPLANDECE NA estrutura do universo e no governo contínuo do mesmo.

    Deus se revelou de tal maneira na estrutura do universo e Se manifesta de tal forma nele dia após dia, que os homens não podem abrir seus olhos se vê-los nas Suas obras. Sua essência é, na realidade incompreensível, e está oculta da percepção dos homens; mas em cada uma das Suas obras gravou marcas tão certas e evidentes da Sua glória que mesmo os mais simples e obtusos da raça humana não tem nenhuma desculpa pela sua ignorância dEle.

    Logo, o salmista, falando da manifestação da glória de Deus na criação, diz com razão: Ele está vestido com a luz como uma roupa; colocou as vigas das Suas câmaras nas águas; as nuvens são Seu carro; cavalga as asas do vento; os ventos e os trovões são Seus mensageiros velozes. Na realidade, por onde quer que os olhos se volvam não encontram uma partícula da criação que não brilha com alguns raios da sua glória. Por esta razão, o Salmo 19 atribui linguagem às esferas siderais; e de modo semelhante, o apóstolo Paulo nos diz que Deus Se manifestou aos homens pelas obras das Suas mãos, de maneira que Suas coisas invisíveis, Seu eterno poder como também a Sua prórpria divindade, claramente se reconhecem, sendo compreendidas por meio das coisas que foram criadas. (Rm 1.19).

    Estamos cercados por todos os lados pelas provas da maravilhosa sabedoria do Criador. Algumas delas são ocultas à observação comum, e somente podem ser trazidas à luz pela astronomia e ou outras ciências; mas outras compelem à atenção o observador mais simples. Os homens que possuem conhecimento científico podem penetrar mais detalhadamente nalguns dos segredos da sabedoria divina; mas a falta...
    k
    k
    Este texto está no tópico - João Calvino

    0 comentários: