• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    MAKROTHUMIA - O Fruto do Espírito


    O Fruto do Espírito conforme ( Gl 5.22,23)

    MAKROTHUMIA


    A Paciência Divina e Humana

    Mackrothumia, o substantivo, makrothumos, o adjetivo e makrothumein, o verbo, são expressoss na ARC E ARA pela idéia de LONGANIMIDADE e PACIÊNCIA.

    São palavras muito expressivas. Em inglês fala-se de pessoas com paciência curta, e em português, de “pavio curto”. Não se usa uma frase que deveria ser o antônimo: a pessoa tem “paciência longa”. Mas temos a palavra longanimidade, porque makros significa grande ou longo, e thumos quer dizer ânimo ou disposição. Temos a palavra magnanimidade, que significa grandeza de coração. Na Vulgata makrothumia, é traduzida bem literalmente pela palavra longanimitas, e as primeiras edições da Bíblia Católica Romana de Rheims (em inglês) procuram introduzir na língua inglesa a palavra longanimity em 2 Pe 3.15 e Cl 1.11; a palavra longanimidade existe em português como expressão perfeita da idéia neste grupo de vocábulos gregos.

    Makrothumia expressa uma certa atitude para com as pessoas e eventos. Expressa a atitude para com as pessoas de nunca perder a paciência, por poucos e razoáveis que elas sejam, e de nunca perder a esperança com relação a elas, por menos agradáveis e dóceis que sejam. Expressa a atitude para com os eventos de nunca admitir derrota e de nunca perder a esperança e fé, por mais obscura que seja a situação., por mais incompreensíveis que os eventos se mostrem, ou por mais severa que seja a correção divina.

    É uma qualidade da qual os comentaristas do NT têm dado muitas definições excelentes, Trench diz que ela descreve: “a mente que suporta por muito tempo, antes de dar lugar a ação da ira”. T. K. Abbott diz que...
    K
    k
    Este texto está no tópico - Artigos em Série

    0 comentários: