• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Jan Hus - Cem Anos Antes da Reforma


    Jan Hus



    Cem anos antes da Reforma

    Enquanto John Wycliffe enfrentava as autoridades da Igreja na Inglaterra, na distante Boêmia (que na época estava ligada ao Império Alemão, mas hoje é parte da República Tcheca), estava se formando um movimento reformador muito semelhante ao que ele propunha. Neste pequeno país, uma reforma na igreja era muito necessária, pois a compra e venda de cargos eclesiásticos, a corrupção moral e a pompa entre os clérigos eram muito comuns.

    Jan Hus nasceu em cerca de 1372, de uma família camponesa pobre, que vivia na pequena aldeia de Husinek, no sul da Boêmia, e ingressou na Universidade de Praga quando tinha uns dezessete anos, em 1398, juntando-se ao corpo docente da Faculdade de Letras, como professor, fazendo os votos de sacerdote um pouco depois, em 1400. Durante estes anos, Hus experimentou uma conversão evangélica, embora não sejam claros seus detalhes. Sua escolha de uma vocação sacerdotal tinha sido motivada, em grande medida, pelo desejo de prestígio, segurança financeira e convivência na sociedade acadêmica. Como resultado de sua conversão, ele adotou um estilo mais simples de vida e manifestou mais interesse por seu crescimento espiritual.

    Em 1402 Hus foi nomeado reitor e pregador da Capela de Belém, em Praga. Esta capela (que comportava três mil pessoas!) havia sido fundada em 1392 por um...

    Para continuar, clique aqui

    Este texto está no tópico - Reforma


    0 comentários: