• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Informações Sobre a Vida Cotidiana


    CENÁRIO DO VELHO TESTAMENTO


    Informação Sobre a Vida Cotidiana

    Conhecemos o nome de muitos reis e conquistadores dos tempos antigos, mas o que faziam e pensava o público em geral? Em realidade não sabemos muita coisa acerca da vida cotidiana desses povos. Não obstante, a Bíblia nos ministra mais desse tipo de informação do que a maioria das outras fontes. Colhemos uma boa dose de detalhes de 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, e dos livros proféticos do Antigo Testamento.

    A melhor informação em seguida nos vem de fontes seculares largamente espaçadas no tempo e localização. Essas fontes narram-nos muitos fatos importantes para nosso estudo da Bíblia.


    A – Textos Sumério-Babilônicos – Os sumérios estabeleceram-se no vale do Tigre-Eufrates após a era neolítica e fundaram aí vários estados, cada qual com sua religião. O capítulo 10 de Gênesis menciona alguns deles, tais como Kish [Quis] (erradamente apresentados como Cush [Cuxe] por muitos tradutores), Babe, Ereque e Acade. No capítulo 10 de Gênesis e noutras passagens, a Bíblia usa a palavra semítica Sinear para referir-se à Suméria. Essa cidade é a mais importante para nosso estudo deste período.

    O povo da Suméria inventou um sistema de escrita fora do comum. Usavam um estilete de caniço para imprimir pequeninos caracteres cuneiformes sobre tábulas de barro, e depois coziam as tábulas num forno até ficarem duras como tijolos. Enterradas em terreno seco, essas tábulas duraram milhares de anos até aos nossos dias. Os sumérios foram muito cuidadosos em guardar registros de decisões legais, contratos e transações comerciais. Desse modo, suas tábulas de argila dão-nos um quadro completo e exato de sua vida diária.


    Clique aqui para continuar

    Este artigo está no tópico – Bíblia e Bibliologia

    0 comentários: