• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    AKATHARSIA - Obras da Carne.


    As Obras da Carne conforme aparecem em Gálatas 5.19-21.

    Este é o segundo Artigo - O primeiro foi PORNEIA.

    AKATHARSIA

    Impureza - Falta de pureza nas intenções - Pensamentos impuros...

    Akatharsia é uma palavra que começou no mundo físico, entrou par o mundo ritual e cerimonial, e terminou no mundo moral.

    1. Akatharsia com o sentido de sujeira física e material. Nos papiros, por exemplo, num contrato a respeito da transferência da propriedade de uma casa, o inquilino que está de saída compromete-se a deixar a casa limpa de toda e qualquer akatharsia. A casa deve ser deixada limpa e livre de sujeira. Em estreita conexão comisto, está o uso médico da palavra. É usada a respeito da matéria impra que se reúne ao redor de uma chaga ou ferida (Hipócrates: Fract. 31). Platão usa-a no tocante às impurezas que se acumulam no corpo, para os quais o baço serve como tipo de absorvente (Platão: Tmeu 72 C). Akatharsia, portanto, é a sujeira ou a imundícia no sentido físico do termo.

    2. Akatharsia no AT grego denota a impureza ritual e cerimonial mais freqüentemente do que qualquer outra coisa. Há cerca de vinte ocorrências da palavra em Levíticos, e todas elas se referem a ssemelhante impureza. É usada, por exemplo, da impureza dos animais imundos (Lv 20.25). É usada no estado de uma mulher em período menstrual (Lv 18.19). Aqui surge algo significativo. É verdade que aqui a referência diz respeito aos tabus que tornam uma pessoa ou criatura cerimonialmente impura. Mas o que há de essencial nesta impureza cerimonial é que quando uma pessoa está em tal condição, , não pode aproximar-se de Deus. Em semelhante condição, a pessoa não pode entrar no Templo nem pode compartilhar da adoração do povo. Procurar fazer isto é incorrer na ira de Deus (Lv 22.3). No sentido ritual, portanto...

    Para continuar lendo clique aqui.

    Este texto está no tópico - Artigos em Série.


    0 comentários: