• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    O Repúdio da Retórica e as Dificuldades da Filosofia


    Este é o 2º Artigo da série Retórica. O primeiros é:

    01 - A Contenda Original

    Górgias considerava que a retórica era um aspecto particular do raciocínio filosófico, por ele denominado loguismós. Assim, no prefácio do Elogio de Helena exprime sua proposta da seguinte forma:

    "Deveria ser próprio de um mesmo homem dizer o que se deve de modo correto, ou confutar... Eu fornecerei, antes de mais nada, com a palavra, certo tipo de loguismós."


    Mas o Górgias de Platão sancionou, pela primeira vez na história do pensamento, o divórcio entre filosofia e retórica. Apesar de, mais tarde, Aristóteles ter jogado muita água no fogo dessa polêmica cisão, esse divórcio perdurou e continuou a atuar em profundidade. O caso mais clamoroso nesse sentido foi o do primeiro historiador sistemático da filosofia, Diógenes Laércio, o qual, na sua célebre Vida dos Filósofos, tratou de 82 filósofos que viveram antes dele, dedicando tratamento especial até a personagens insignificantes e logo esquecidos, como Monimo, Onesícritos, Métrocles, mas não considerou Górgias digno de sequer duas linhas da sua história da filosofia.

    Entretanto, foi precisamente a filosofia platônica que mais se ressentiu do divórcio da retórica. Ressentiu-se tanto no conteúdo como no estilo. No que concerne aos conteúdos, cortar relações com a retórica privou Platão daquela arte heurística da busca dos temas a tratar, que proporciona ao filósofo a justificativa dos pontos de partida das suas pesquisas. Górgias era um mestre em tal heurística, como nos atesta Aristóteles.

    "Górgias diz que nunca lhe faltam argumentos. De fato, ele procede de modo tal que, devendo falar de Aquiles, vem a louvar Peleu [pai deste], depois a falar de Éaco [avô de Aquiles, divindade encarregada dos julgamentos no Hades], portanto da divindade..." (para continuar lendo, clique AQUI)


    Este artigo está no tópico - Textos, Artigos e Crônicas


    Não deixe de ler o próximo artigo a ser postado: O DESAFIO DO VEROSSÍMIL AO VERDADEIRO.

    0 comentários: