• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    Escolhidos desde a Eternidade.


    Efésios 1.3-14 é um hino de adoração proveniente do coração do apóstolo Paulo. Não é um argumento teológico monótono, e sim o transbordar de sentimentos ardentes do coração agradecido do apóstolo. No grego, esta passagem constitui uma grande sentença. O Espírito de Deus inspirou o apóstolo Paulo a proferir esta profusa adoração ao Deus que o havia salvado.
    k
    A. A PASSAGEM
    k
    "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo,para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; em amor nos predestinoupara ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória".
    k
    B. AS PESSOAS.
    k
    1. O PAI - Governando estes versículos, encontra-se a idéia de que Deus realizou a salvação por sua própria vontade,propósito e desígnio. A salvação não resulta da vontade ou do mérito de uma pessoa. A salvação não é obtida por meio de sacrifícios religiosos oude boas intenções. O crédito da salvação pertence apenas a Deus, e somente Ele pode ser louvado e glorificado
    k
    2. O FILHO - A salvação é a obra de Deus mediada por Cristo. A salvação tanto se realiza em Cristo (vv. 4, 7, 10-13) como por meio dEle (v. 5). A salvação se encontra no Amado, que é Cristo (v. 6). Foi proposta nEle (v. 9). Enquanto a salvação é uma obra exclusiva do Pai, ela se realiza por intermédio de Cristo.
    k
    3. O ESPÍRITO - A salvação é selada pelo Espírito Santo (v. 13). Ele é o Espírito Santo da promessa, que nos foi dado como penhor de nossa herança, a garantia de nossa completa e futura redenção como propriedade de Deus mesmo. Deus, o Pai, Deus, o Filho, e Deus, o Espírito Santo, recebem todo o crédito da salvação.
    k
    ENSINOS.
    k
    I. DEUS NOS ESCOLHEU - ( vv. 3-4) - "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões..." - (Clique aqui para continuar).
    k
    Este texto está no tópico - Artigos

    0 comentários: